Webnário Ineep: o fracasso da 17ª Rodada e o próximo leilão da ANP

Henrique Jager
Webnário Ineep o fracasso da 17ª Rodada e o próximo leilão da ANP

Realizada na última quinta-feira, a 17ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para oferta de blocos para exploração de petróleo e gás natural foi um fracasso. A pior da história da agência, desde a primeira, que ocorreu em 1999.

 

 

Webnário Ineep o fracasso da 17ª Rodada e o próximo leilão da ANP

Ilustração: Ineep.

Dos 92 blocos ofertados, uma boa parte em santuários ecológicos do país, como Fernando de Noronha e Atol das Rocas, apenas cinco foram leiloados. Das nove empresas inscritas, somente duas, a Shell e a Ecopetrol, adquiriram blocos. A Petrobras não fez ofertas.

 

As ameaças ao ecossistema tiveram peso significativo para esse desfecho. Mas outros fatores também contribuíram, como o risco elevado e a transição energética.

 

A análise desses resultados e o cenário que se desenha para o próximo leilão, que ocorrerá em dezembro, serão os temas do Webnário que o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) realiza quinta-feira, 14/10, com seus pesquisador Henrique Jäger. O encontro será, às 19 horas, no Canal do Youtube do Instituto, com transmissão pelo Facebook.

 

Comunicação Ineep

Comentar