Para recalcular o futuro, depois da viagem à China

José Luis Fiori
Sul21

As “grandes potências” se protegem coletivamente, impedindo o surgimento de novos Estados e economias líderes, através da monopolização das armas, da moeda e das finanças, da informação e da inovação tecnológica. Por isso, uma “potência emergente” é sempre um fator de desestabilização e mudança do sistema mundial, porque sua ascensão ameaça o monopólio das potências estabelecidas.

 

J. L. F. História, Estratégia e Desenvolvimento. Para uma Geopolítica do Capitalismo. Editora Boitempo, 2014, SP, p. 35.

 


 

Este artigo repropõe uma discussão estratégica indispensável e urgente [1]. Seu corpo principal foi escrito e publicado em maio de 2014, com os olhos postos nas eleições presidenciais de outubro daquele ano. Depois disso, entretanto, Dilma Rousseff foi reeleita, mas a elite conservadora brasileira acovardou-se e desfechou um golpe de Estado que já vinha sendo preparado há alguns anos, com o apoio do governo norte-americano. Esse golpe abriu portas para a ascensão da extrema-direita no país, e para formação de um governo, dois anos depois, que promoveu um imediato alinhamento com os Estados Unidos, junto com a aplicação de um choque econômico ultraliberal que desmontou a economia e a sociedade brasileiras.

 

 

Foto: Ricardo Stuckert/PR.

 

Tudo isto aconteceu quase no mesmo momento em que os Estados Unidos e seus aliados europeus apoiavam e promoviam outro golpe de Estado, desta vez na Ucrânia, dando início a uma crise internacional que trouxe de volta a guerra para o coração do Velho Continente. No Brasil, o novo presidente bateu continência várias vezes para a bandeira norte-americana, e a política econômica ultraliberal do governo rebaixou o país da sua condição de sétima para a décima-segunda potência econômica mundial.

 

 

Da mesma forma, também na Ucrânia, o golpe de Estado acabou instaurando no governo uma coalizão de extrema-direita que se propôs a acelerar a inclusão do país na UE e na OTAN, provocando a reação russa que culminou com a invasão militar do seu território e deu início a uma guerra entre a própria Rússia e os EUA/OTAN que se prolonga até hoje.

 

 

Em 2023, o Brasil retomou democraticamente o caminho do pragmatismo internacional e da soberania econômica nacional. E as duas pontas desta história se encontraram quando o novo governo brasileiro decidiu assumir uma posição ativa na tentativa de apaziguamento da Ucrânia e de negociação dos interesses das partes envolvidas no conflito. No entanto, agora enfrenta um problema, pois a negociação de paz, neste caso, só irá à frente se todas as partes envolvidas participarem do processo e aceitarem negociar a paz, incluindo evidentemente, os Estados Unidos e seus satélites da OTAN. Tudo isto ao mesmo tempo em que o sistema geopolítico e econômico internacional atravessam um processo de transformação profundo, radical, quase telúrico.

 

 

Houve a pandemia; a economia mundial enfrenta uma nova crise inflacionária e financeira; o próprio sistema econômico mundial entrou num processo acelerado de “desglobalização”; e as políticas econômicas protecionistas e nacionalistas, típicas de períodos de guerra, voltaram a ocupar lugar central no mundo das grandes potências. Mesmo assim, o diagnóstico feito há oito anos, sobre o lugar internacional ocupado pelo Brasil, junto com seus desafios, segue sendo exatamente o mesmo, com a diferenças de que as ameaças externas agora são muito maiores, seja pela pressão da guerra que está em pleno curso, seja pelo poder aumentado das sanções econômicas praticadas pelos Estados e pelos agentes financeiros privados envolvidos no sistema de pagamentos internacionais, o SWIFT, sediado em Bruxelas mas tutelado pelo Banco Central e pelos Departamentos de Estado e de Justiça norte-americanos.

 

 

Por isso, é interessante retomar o caminho da análise e da discussão das alternativas estratégicas do Brasil, tal como estava posto logo antes da “degringolada” direitista do panorama político e ideológico do país, e da desmontagem estatal promovida pelo fanatismo ultraliberal da elite financeira brasileira. O mundo mudou, a supremacia euro-americana está sendo questionada, e o mais provável é que tenhamos uma nova ordem geopolítica mundial na próxima década. O peso da destruição interna promovida pela extrema-direita e o tamanho dos desafios e ameaças externas trazidas pela polarização provocada pela guerra são maiores do que no passado, mas as oportunidades abertas são grandes e parece-nos que a estratégia sugerida em 2014 segue sendo válida. Senão, vejamos.

 

 

» Leia também outros artigos sobre GeopolíticaClique aqui.

 

 

No século XX, o Brasil deu um passo enorme e sofreu uma transformação profunda e irreversível, do ponto de vista econômico, sociológico e político. No início do século, era um país agrário, com um Estado fraco e fragmentado, e com um poder econômico e militar muito inferior ao da Argentina. Hoje, na segunda década do século XXI, o Brasil é o país mais industrializado da América Latina e a sétima maior economia do mundo (era, em 2014, mas não é mais, caiu para décima segunda depois do golpe e do choque ultraliberal ); possui um Estado centralizado, uma sociedade altamente urbanizada – ainda que desigual – e é o principal player internacional do continente sul-americano. Além disso, é um dos países do mundo com maior potencial de crescimento pela frente, se tomarmos em conta seu território, sua população e dotação de recursos estratégicos, sobretudo se for capaz de combinar seu potencial exportador de commodities com a expansão sustentada do seu próprio parque industrial e tecnológico.

 

 

Tudo isto são fatos e conquistas inquestionáveis, mas que colocaram o Brasil frente a um novo elenco de desafios internacionais, e hoje, em particular, o país está enfrentando uma disjuntiva extremamente complexa. As próprias dimensões que o Brasil adquiriu e as decisões que tomou no passado recente (com exceção do período ultraliberal) o colocaram no núcleo de poder do “caleidoscópio mundial”: um pequeno número de Estados e economias nacionais que exercem – em maior ou menor grau – um efeito gravitacional sobre todo o sistema, e que são capazes, simultaneamente, de produzir um “rastro de crescimento” em suas próprias regiões. Queiram ou não queiram, esses países criam em torno de si “zonas de influência”, onde têm uma responsabilidade política maior que a de seus vizinhos, enquanto são chamados a se posicionar sobre acontecimentos e situações longe de suas regiões, o que não acontecia antes de sua ascensão. Ao mesmo tempo, os países que ingressam nesse pequeno “clube” dos países mais ricos e poderosos têm que estar preparados, porque entram automaticamente num novo patamar de competição, cada vez mais feroz, entre os próprios membros desse “núcleo” que lutam entre si para impor, a todo o sistema, seus objetivos e estratégias nacionais de expansão e crescimento.

 

 

Neste momento, o Brasil já não tem como recuar sem pagar um preço muito alto. Mas (como acabou recuando entre 2016 e 2022) agora, para poder avançar, deverá ter uma dose extra de coragem, persistência e inventividade. Terá que ter, ainda, objetivos claros e uma coordenação estreita entre as agências responsáveis pela política externa do país, envolvendo sua diplomacia e política de defesa, articuladas com sua política econômica e a política de difusão global de sua cultura e de seus valores. E o que é mais importante, o Brasil terá que sustentar uma “vontade estratégica” consistente e permanente, ou seja, uma capacidade social e estatal de construir consensos em torno de objetivos internacionais de longo prazo, junto com a capacidade de planejar e implementar ações de curto e médio prazo, mobilizando os atores sociais, políticos e econômicos relevantes, frente a cada situação e desafio em particular.

 

 

Mais difícil do que tudo isto, entretanto, o Brasil terá que descobrir um novo caminho de afirmação de sua liderança e poder internacional, dentro e fora de sua zona de influência imediata. Um caminho que não siga o mesmo roteiro das grandes potências do passado, e que não utilize a mesma arrogância e violência que utilizaram os europeus e os norte- americanos para conquistar, submeter e “civilizar” suas colônias e protetorados.

 

 

Em segundo lugar, como todo país que ascende dentro do sistema internacional, o Brasil terá que questionar, de forma cada vez mais incisiva, a ordem institucional estabelecida e os grandes acordos geopolíticos em que se sustenta. Mas terá que fazê-lo sem o uso das armas, e através de sua capacidade de construir alianças com quem quer que seja, desde que o país mantenha seus objetivos, valores e soberania, visando sempre expandir e conquistar novas posições na hierarquia política e econômica internacional. Este objetivo já não obedece mais a nenhum tipo de ideologia nacionalista, muito menos a qualquer tipo de cartilha militar; obedece a um imperativo “funcional”’ do próprio “sistema interestatal capitalista”: neste sistema, “quem não sobe, cai” [2]. Mas, ao mesmo tempo, “quem sobe” tem que estar preparado, porque será atacado e desqualificado inevitavelmente e de forma cada vez mais intensa e coordenada, dentro e fora de suas fronteiras, caso não se submeta à vontade estratégica dos antigos donos do poder global.

 

 

E foi exatamente isto que aconteceu depois do golpe de 2016, que levou à desmontagem do Estado, ao atraso da economia e à destruição moral da sociedade brasileira. E pode voltar a acontecer a qualquer momento na próxima década, se o governo brasileiro não estiver permanentemente atento e cometer os mesmos erros do passado, compreendendo que, apesar de os cientistas políticos não gostarem ou desqualificarem, a política internacional também pode ser lida como uma complexa rede de “conspirações” que acabam se transformando em golpes de Estado, como aconteceu no Brasil em 1964 e em 2016, e como ocorreu também na Ucrânia, em 2014. Nesse sentido, é melhor aprender com a história para que a história não se repita, porque neste caso será com uma agressividade e destrutividade cada vez maior.

 


 

Notas:

1. O corpo principal deste artigo foi publicado pela primeira vez em maio de 2014, no jornal Valor Econômico, sob o
título “Para calcular o futuro”.

2. Elias, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, v. 2, p. 134.

 

Artigo publicado originalmente em Sul21.

Comentários:

  • נערות ליווי בקריות

    An interesting discussion is definitely worth comment. I do believe that you should publish more about this subject, it may not be a taboo matter but typically people dont discuss these subjects. To the next! Many thanks!!

  • flirt buddies reviews

    A motivating discussion is worth comment. I believe that you need to write
    more about this topic, it may not be a taboo matter
    but usually people do not speak about these subjects.
    To the next! Kind regards!!

  • click this

    I just couldn’t depart your website prior to suggesting that I
    really enjoyed the standard information a person supply for your guests?
    Is gonna be back steadily to inspect new posts

  • dirty tinder app

    Hey just wanted to give you a quick heads up. The text in your article seem to
    be running off the screen in Ie. I’m not sure if this is a format issue or
    something to do with web browser compatibility but I figured I’d post to let you know.
    The design look great though! Hope you get the issue
    resolved soon. Cheers

  • click this site

    Hello just wanted to give you a quick heads up. The text in your article seem to be running off the screen in Internet
    explorer. I’m not sure if this is a format issue or something to
    do with internet browser compatibility but I figured I’d post to let you know.
    The design and style look great though! Hope you get the issue
    fixed soon. Many thanks

  • opinioni sull'esperienza di uscire con un profilo maturo italiano

    I have been browsing on-line greater than 3 hours these days, but I by
    no means discovered any attention-grabbing article
    like yours. It is beautiful price enough for me. Personally, if all site owners and bloggers made good content material as you did,
    the web might be much more useful than ever before.

  • i migliori consigli per usare con successo la app di bakekasbucciami

    This paragraph presents clear idea designed for the new viewers of blogging, that in fact how to do running a blog.

  • click through the following page

    I was wondering if you ever thought of changing the
    page layout of your site? Its very well written; I love what youve got
    to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could
    connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having
    1 or two pictures. Maybe you could space it out better?

  • click the following website

    Hi there, of course this article is actually good and
    I have learned lot of things from it concerning blogging.
    thanks.

  • נערות ליווי בנצרת

    Today, I went to the beach front with my children. I found a sea shell and gave it
    to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed.
    There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic but I had
    to tell someone!

  • how to be a payment processor

    One thing I would like to say is that often car insurance canceling is a horrible experience and if you are doing the suitable things like a driver you simply will not get one. Lots of people do obtain the notice that they’ve been officially dropped by their own insurance company and several have to fight to get further insurance following a cancellation. Low-priced auto insurance rates are usually hard to get following a cancellation. Understanding the main reasons pertaining to auto insurance cancellation can help people prevent burning off one of the most vital privileges offered. Thanks for the thoughts shared through your blog.

  • plaster

    Can I simply say what a reduction to search out somebody who really is aware of what theyre speaking about on the internet. You positively know the way to bring a difficulty to light and make it important. Extra folks have to learn this and understand this facet of the story. I cant imagine youre not more widespread since you undoubtedly have the gift.

  • Socks

    Via my investigation, shopping for electronic devices online can for sure be expensive, nevertheless there are some tricks and tips that you can use to acquire the best offers. There are always ways to obtain discount deals that could help make one to come across the best electronics products at the smallest prices. Good blog post.

  • נערות ליווי בבאר שבע

    Hey! I know this is kinda off topic nevertheless I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in trading links or maybe guest authoring a blog article or vice-versa?
    My website covers a lot of the same topics as yours and I believe we could greatly benefit from each other.
    If you’re interested feel free to shoot me an email.
    I look forward to hearing from you! Fantastic blog by the way!

  • נערות ליווי בבאר שבע

    Quality content is the main to interest the visitors to pay
    a quick visit the web page, that’s what this web page is providing.

  • best casual dating websites

    I’ve been surfing on-line greater than three hours nowadays,
    but I by no means discovered any attention-grabbing article
    like yours. It’s lovely worth sufficient for me. In my view,
    if all website owners and bloggers made good content as you did,
    the web will probably be a lot more useful than ever before.

  • best local hookup platforms

    If some one needs expert view concerning blogging and
    site-building then i recommend him/her to pay a quick visit this web site, Keep up the good work.

  • top casual dating app

    Write more, thats all I have to say. Literally, it
    seems as though you relied on the video to make your point.

    You clearly know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting
    videos to your weblog when you could be giving us something enlightening to read?

  • free discreet dating site

    Hey there just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the pictures aren’t loading
    properly. I’m not sure why but I think its a linking issue.
    I’ve tried it in two different browsers and both show the same results.

  • best local dating website

    Sweet blog! I found it while surfing around on Yahoo News.

    Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Thank you

  • Sex Dating

    I think that is one of the such a lot vital info for me. And i am happy
    studying your article. But wanna observation on few basic issues, The website style is ideal,
    the articles is actually great : D. Just right task, cheers

  • Sex Dating

    Everyone loves what you guys tend to be up too. This kind of clever
    work and exposure! Keep up the superb works guys I’ve incorporated you guys to blogroll.

  • Sex Dating

    Having read this I thought it was very informative.
    I appreciate you spending some time and energy to put this
    informative article together. I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and leaving comments.
    But so what, it was still worth it!

  • Sex Dating

    Today, I went to the beach front with my children. I
    found a sea shell and gave it to my 4 year old
    daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell to her ear and screamed.

    There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic
    but I had to tell someone!

  • Sex Dating

    Thankfulness to my father who informed me about this web site, this web site is actually remarkable.

  • Sex Dating

    Hi to every single one, it’s genuinely a nice for me to visit this web page, it consists of helpful Information.

  • Sex Dating

    With havin so much content and articles do you ever run into any issues of plagorism or copyright infringement?
    My site has a lot of exclusive content I’ve
    either written myself or outsourced but it seems a lot of it is popping
    it up all over the web without my authorization. Do you know any methods to help stop content from being stolen? I’d definitely appreciate it.

  • Johnette

    I love what you guys tend to be up too. This kind of clever work and coverage!

    Keep up the wonderful works guys I’ve incorporated you guys to blogroll.

  • Guy

    Hey I know this is off topic but I was wondering if you
    knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest
    twitter updates. I’ve been looking for a
    plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would
    have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to your
    new updates.

  • Javier

    all the time i used to read smaller content that also
    clear their motive, and that is also happening with this
    piece of writing which I am reading here.

  • Lavonne

    Hey would you mind stating which blog platform you’re using?
    I’m planning to start my own blog soon but I’m having a hard time making
    a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs
    and I’m looking for something completely unique.
    P.S Apologies for being off-topic but I had to ask!

  • Cathryn

    Hello there I am so grateful I found your site, I really found you by error,
    while I was looking on Aol for something else, Anyways I am here now and would just
    like to say thank you for a incredible post and a all round
    thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t have time to browse
    it all at the minute but I have saved it and also added
    in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more,
    Please do keep up the superb work.

  • Niamh

    Hello, I enjoy reading all of your article. I wanted to write a little comment to
    support you.

  • Jerilyn

    That is a really good tip particularly to those fresh
    to the blogosphere. Short but very accurate information… Thanks for sharing this one.
    A must read post!

  • greenandbeaumont.com

    Hey there this is somewhat of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.
    I’m starting a blog soon but have no coding expertise so I wanted
    to get advice from someone with experience. Any help would be enormously appreciated!

  • undress vip

    Enjoyed every bit of your post.Really looking forward to read more. Want more.

Comentar