Lula: Lucro da Petrobras tem de ser repartido com todos os brasileiros

Eduardo Costa Pinto, Henrique Jager, José Sérgio Gabrielli
Lula em evento da FUP

“A Petrobras precisa ter lucro, mas é preciso repartir este lucro com o povo brasileiro”. A afirmação foi feita, hoje (29/03), pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em evento realizado, no Rio de Janeiro, pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), com o objetivo de debater a Petrobras e os altos preços dos combustíveis.

 

Lula também defendeu, em seu discurso, a construção de novas refinarias. “Temos que perceber que a Petrobras tem um papel estratégico no desenvolvimento do país”, disse ele, destacando que a empresa é estratégica para a garantia da soberania nacional.

 

Lula em evento da FUP

Da direita para esquerda: André Ceciliano, Marcelo Freixo, Lula, Zé Maria Rangel, Deyvid Barcelar e Gleisi Hoffmann. Foto: Sindipetro-NF.

“Está faltando a gente construir a verdadeira história do que está acontecendo com a Petrobras. Devemos contar a narrativa do jeito que ela é”, acrescentou Lula. Para ele, é importante que se construa uma narrativa que revele para toda a sociedade os efeitos negativos da Lava-Jato na economia brasileira, tais como o desemprego na indústria naval, o fechamento de empresas, o desmonte da Petrobras e a atual política de preços dos derivados de petróleo adotada pela gestão da empresa, desde 2016, no Governo Michel Temer.

 

Durante o evento, os pesquisadores Henrique Jager e Eduardo Costa Pinto, do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), e Cloviomar Cararine, da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentaram números que mostram o impacto negativo da Operação Lava-Jato no mercado de trabalho, os reflexos do Preço de Paridade de Importação (PPI) sobre os reajustes dos preços dos derivados de petróleo e, consequentemente, sobre a inflação e nos significativos resultados da Petrobras.

 

As duas instituições lembraram a possibilidade de executar uma nova política de preços mais adequada à realidade brasileira sem realizar ajustes de acordo com as mudanças externas. Na visão do Ineep, a Petrobras precisa combinar seu papel empresarial e estatal, assegurando o abastecimento do país e o desenvolvimento nacional. O pesquisador Henrique Jager lembrou que a Petrobras, caso não volte a investir no refino e na distribuição de derivados de petróleo, terá dificuldade de mudar a política de preços.

 

Para Costa Pinto, o PPI é uma estratégia adotada para maximizar o lucro da Petrobras e viabilizar a importação de derivados de petróleo por agentes privados. Em 2021, informou ele, a Petrobras teve um lucro líquido de R$ 107 bilhões e uma margem de lucro de 27%, o dobro dos indicadores das petroleiras no mundo, que se fixaram na média de 8%. Os dividendos distribuídos aos acionistas no mesmo ano somaram R$ 101 bilhões.

 

O coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, partilha deste pensamento: “Somos um país autossuficiente de petróleo, temos refinarias para refinar esse petróleo e entregar esses derivados a preço justo para a população brasileira.”

 

Do evento, coordenado pela presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffman, participaram José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras e também pesquisador do Ineep; Guilherme Estrella, ex-diretor da Petrobras; José Maria Rangel, do setorial de energia do PT; dirigentes da FUP, sindicalistas e políticos do Estado do Rio.

Comentários:

Comentar