Lava jato e perdas econômicas, um tema em pauta e as contas do Ineep

William Nozaki
Imagem na cor azul escuro, com o logotipo do Ineep ao centro.

Na última quinta-feira (22/04), ao defender seu voto pela suspeição do ex-juiz Sérgio Moro no caso do tríplex de Lula, no Guarujá, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski não poupou palavras: disse que a operação Lava Jato provocou um “desmantelamento na economia” e comparou-a a “pecados mortais”. Para justificar seus comentários baseou-se em estudo da professora Rosa Maria Marques, da PUC-SP, e em trabalho do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) realizado pelo coordenador técnico, William Nozaki, também professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

 

Na ocasião, Lewandowski comentou, referindo-se aos trabalhos de Marques e de Nozaki:

Estima-se que a Lava Jato retirou cerca de R$ 142,6 bilhões da economia brasileira, ou seja, a operação produziu pelo menos três vezes mais prejuízos econômicos do que aquele que ela (Lava Jato) avalia ter sido desviado com a corrupção

 

Capitalismo e corrupção: o caso da Petrobras e a Operação Lava Jato” é o nome do Texto para Discussão (TD) escrito, em 2020, por Nozaki e que três anos depois de sua divulgação continua em pauta. Na última quinta-feira, a referência do Ministro do STF ao trabalho do Ineep foi citada na Carta Capital. Em maio, o artigo estará no Capítulo 1 do livro que será lançado pelo Instituto Lula e pela Editora Expressão Popular sobre os impactos da Lava Jato na economia brasileira. O prefácio do livro é do sociólogo norte-americano Noam Chomsky e a introdução é de José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras e pesquisador do Ineep.

 

Com 21 páginas, baseado nos planos estratégicos da Petrobras, estatísticas do Dieese, matérias de jornais, artigos do também pesquisador do Ineep José Luiz Fiori e de outros autores sobre a indústria do petróleo, além de ilustrações, o Texto para Discussão (TD) tem seis seções: Introdução; Petrocorrupção: a relação entre Estado e grandes empresas petrolíferas; Capitalismo e corrupção: o debate crítico em perspectiva internacional; Capitalismo e corrupção: o debate tradicional na perspectiva brasileira; Impactos econômicos da Operação Lava Jato na economia; e Impactos econômicos da Operação Lava Jato na Petrobras”.

 

De acordo com o artigo, entre 2015 e 2016, a Lava Jato foi responsável pela perda, direta e indireta, de cerca de 3,5 milhões de postos de trabalho. A construção civil experimentou queda de 441 mil empregos entre 2015 e 2016; a construção pesada, perda de 293 mil empregos entre janeiro de 2015 e janeiro de 2017; o setor naval, queda de 44 mil empregos entre 2014 e 2016; a indústria extrativa e mineral, eliminação de 38 mil empregos.

 

Na Petrobras, entre 2013 e 2016, houve uma redução de 86 mil para 68 mil no número de trabalhadores próprios, enquanto o de terceirizados diminuiu de 360 mil para 120 mil, no mesmo período. Nozaki comenta:

Talvez não seja exagero supor que cerca de ¼ do desemprego no Brasil tenha relação direta ou indireta com os impactos da Operação Lava Jato, de acordo com as associações empresariais que representam esses setores. No entanto, não restam dúvidas dos efeitos deletérios da Lava Jato para a geração de emprego, renda e produção no Brasil.

 

Comunicação Ineep

Comentários:

Comentar