Ineep e UFPR lançam dossiê especial sobre geopolítica e transição energética

Imagem na cor azul escuro, com o logotipo do Ineep ao centro.

O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) e o Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais (Nepri), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), firmaram uma parceria para publicar, em dezembro, um dossiê especial da Revista Conjuntura Global (CG). A revista (ISSN 2317-6563) é iniciativa do Nepri e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR. A edição se dedicará a artigos científicos que debatam a transição energética sob a ótica das relações internacionais. Os autores de temas nesta área poderão submeter seus trabalhos à Conjuntura Global até o dia 17/06 próximo.

 

A parceria entre o Ineep e a CG foi anunciada, na terça-feira (10/05), no Webinário Desafios geopolíticos da transição energética, uma conversa promovida pelo Instituto entre seus coordenadores Rodrigo Leão e William Nozaki e Douglas Novelli, editor executivo adjunto e pesquisador do Nepri. O novo número da revista será terá como editores Leão e Novelli, além de Alexsandro Eugenio Pereira, editor chefe da CG.

 

Criado em 2018, o Ineep parte, assim, para mais uma parceria na publicação de revistas acadêmicas. A primeira foi realizada para o volume 19, número 1 da Oikos – Revista de Economia Política Internacional, de 2020, editada pelo PEPI (Pós-Graduação em Economia Política Internacional), do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Neste número, os pesquisadores se dedicaram ao tema “Petróleo: um recurso de poder dos Estados nacionais”.

 

Este ano, PEPI/UFRJ e Ineep firmaram uma segunda parceria que resultará em um novo dossiê especial da revista OIKOS (ISSN 1808-0235). Esta edição terá como título “A importância do segmento de refino para a segurança energética e seus impactos na economia política internacional da energia”. Os interessados devem enviar seus trabalhos até o dia 31/05/2022, de acordo com as normas para submissão online, no site.

 

Além das revistas, o Ineep editou, em pouco mais de três anos, quatro livros: “A economia política dos hidrocarbonetos entre a pandemia e a transição energética”; “Desinvestimento e desregulação da indústria de óleo e gás”; “Geopolítica, estratégia e petróleo”; e “Energia e petrolíferas globais: transformação e crise”.

 

O dossiê especial da Revista Conjuntura Global

Entre os temas que poderão constar na nova publicação, destacam-se: Desafios geopolíticos para a transição energética; Energia e poder no Sistema Internacional; Matriz energética brasileira: desafios e potencialidades para projeção de poder; Cooperação multilateral e energia; Energia e o Regime Internacional de Mudança Climática; Impactos da transição energética sobre a divisão internacional do trabalho; Lideranças globais no processo de transição energética; Transição energética nos países em desenvolvimento; Transição energética e economia internacional; Estudos comparativos sobre estratégias energéticas de governos nacionais; Novos atores internacionais nas dinâmicas do poder energético; Geopolítica das matrizes energéticas tradicionais; Conflitos internacionais e energia; Diplomacia, política doméstica e transição energética; O papel das grandes petrolíferas na geopolítica energética;  e Os efeitos da pandemia de COVID-19 sobre a matriz energética global.

 

O dossiê especial da Revista Oikos

A nova publicação vai reunir trabalhos que explorem as mudanças do mundo do refino e avaliem seus impactos no desenvolvimento dos Estados e nos conflitos mundiais em curso. A partir de um olhar interdisciplinar, que interconecte apropriadamente a Economia Política Internacional a outros campos do conhecimento, o dossiê busca, desta forma, enriquecer o debate acadêmico sobre as transformações na geopolítica global da energia.

Comentários:

Comentar