Oikos – Revista de Economia Política Internacional

Este número da Oikos – Revista de Economia Política Internacional – é fruto de uma parceria entre o Ineep (Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra) e o PEPI (Pós-Graduação em Economia Política Internacional) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ).

Intitulada “Petróleo: um recurso de poder dos Estados nacionais”, a proposta dessa edição é discutir a centralidade do petróleo na dinâmica de competição global de poder. Hoje, embora alterações na matriz energética mundial estejam transformando o mercado de energia, o
petróleo seguirá, ainda por muitas décadas, sendo o combustível vital do comércio internacional e da mobilidade de máquinas militares dos países centrais. Mais que uma commodity que condiciona o desenvolvimento econômico, o petróleo é um elemento central das estratégias de expansão de poder das grandes potências e, portanto, é um fator determinante dos principais conflitos globais vigentes.

Autores participantes pelo Ineep: William Nozaki, Isadora Coutinho, Rafael Rodrigues da Costa, Sérgio Trabali Camargo, José Sergio Gabrielli de Azevedo, José Luís da Costa Fiori e Rodrigo Pimentel Ferreira Leão.