Erros e desatinos estratégicos de uma potência que perdeu o prumo

José Luis Fiori
Jornal GGN

Shortly after September 11, 2001, I became known as a
“neoconservative” that placed human rights and democracy
promotion at the forefront of U.S. foreign policy…(but) today, I
am much more cognizant than I once was of the limitations of
American power and hence much more skeptical of calls to
promote democracy in China, Egypt, Iran etc. Above all, the
United States must be more careful about the use of military
power than it was in the heady days of the “unipolar moment. [1]

Boot, M. What the Neocons Got Wrong. And How the Iraq War Taught Me About the Limits of American Power.

Foreign Affairs. Today, March 10, 2023.

 


 

 

No dia 18 de março de 2023, completam-se 20 anos da invasão anglo-americana do Iraque, que foi feita sem motivo legítimo nem aprovação do Conselho de Segurança da ONU, mas que deixou para trás 300 mil mortos iraquianos e os famosos registros fotográficos das atrocidades cometidas pelos norte-americanos na prisão de Abu Chraib. E assim mesmo, depois de derrotar e destruir o Iraque, os norte-americanos perderam o controle político do país para o Irã, seu principal competidor e adversário no Oriente Médio. Depois, os Estados Unidos sofreram sucessivos reveses em suas invasões e “guerras sem fim” no Afeganistão, na Líbia, na Síria e no Iêmen, e em sua fracassada tentativa de isolamento e asfixia da economia iraniana. Agora estão envolvidos em uma nova guerra, no território da Ucrânia, sem conseguir definir de forma clara quais são seus objetivos neste conflito, nem têm a menor possibilidade de alcançar uma vitória definitiva no campo de batalha sem passar por uma guerra direta com a maior potência atômica do planeta.

 

 

Ainda assim, há muitos analistas que avaliam que os Estados Unidos obtiveram uma vitória estratégica na Ucrânia ao eliminar arestas e estreitar seus laços militares com a União Europeia, com os “povos de língua inglesa” e com alguns aliados asiáticos tradicionais. Não se tomou em conta, entretanto, que o “bloco” formado pelos EUA e seus satélites e protetorados militares sempre existiu, desde o fim da Segunda Guerra, e que nenhum desses países – a começar pela Alemanha, Itália e Japão – deixou de ser ocupado por bases americanas e transformado em “protetorado atômico” dos Estados Unidos. Não se percebeu, também, que o aumento da convergência militar desses países, liderados pelo G7, vem se transformando na contraface do seu isolamento cada vez maior com relação ao resto do mundo eurasiano, africano e latino-americano. Basta observar o apoio cada vez menor que esses países vêm obtendo na sua tentativa de cercar, isolar e asfixiar economicamente seus inimigos, notadamente o Irã, a Rússia, e mesmo a China, do ponto de vista da guerra comercial e tecnológica a que vem sendo submetida desde o governo de Donald Trump.

 

 

Não é de estranhar, portanto, o aumento da agressividade retórica, diplomática e ideológica dos EUA e de seus satélites, que vêm adotando uma postura cada vez mais militarista, mesmo sem avaliar as consequências últimas desta sua reação quase irracional à perda do poder global exercido nos últimos 300 anos. Como se os países do “Atlântico Norte” e seus pequenos satélites asiáticos estivessem perdendo o rumo e o próprio sentido do absurdo de algumas de suas iniciativas absolutamente destemperadas e quase ridículas, do ponto de vista da sua disputa global.

 

 

» Leia também outros artigos sobre GeopolíticaClique aqui.

 

 

A começar pela visita a Taiwan, a presidenta do Congresso Americano, Nancy Pelosi, feita de forma absolutamente temperamental e juvenil, sem levar minimamente em conta suas consequências de médio e longo prazo, que acabaram consolidando e cristalizando a reivindicação e o poder da China sobre sua “ilha rebelde” criada com apoio militar americano, em 1946. Depois, acumulam-se os discursos destemperados das autoridades americanas e europeias absolutamente “possuídas” por uma “fobia russa” semelhante a várias outras que já tiveram no passado, como se a Europa não conseguisse se manter unida sem a demonização de um inimigo externo, como já foram os islâmicos, os comunistas e os judeus. Para não falar de episódios quase ridículos, como foi o caso delirante da “guerra dos balões” iniciada e logo encerrada por um governo Biden completamente desorientado. Ou a “ordem de prisão” decretada contra o presidente da Rússia por uma instituição criada pelos europeus e inteiramente desmoralizada e deslegitimizada pelos próprios norte-americanos. Ou ainda, e de forma mais irresponsável, o envio de um drone militar para a zona de guerra russa, na Crimeia, terminando com a queda e a perda inconsequente do equipamento derrubado pelos aviões russos sem que houvesse nenhum tipo de resposta ou continuidade, caracterizando uma iniciativa inteiramente impensada da parte do governo americano. Tudo isto foi acompanhado de uma linguagem cada vez mais agressiva e destemperada, que já começou a ser utilizada pelos dois “homens-bomba” que comandaram a política externa de Donald Trump, Mike Pompeo e John Bolton, a mesma que segue sendo utilizada pelos dois “missionários liberalinternacionalistas” que comandam a política externa do governo de Joe Biden, Anthony Blinken e Jack Sullivan – com a diferença fundamental que os dois democratas veem o mundo como uma luta entre o “bem” e o “mal”, e se consideram evidentemente representantes do “bem”, com a missão de converter o mundo à sua tábua de valores.

 

 

O problema é que por trás desses “desatinos” mais visíveis vem se somando uma quantidade de erros de cálculo e de concepção estratégica de mais longo prazo, que estão conduzindo os Estados Unidos e seus satélites, progressivamente, para um “beco sem saída”. O primeiro deles, mais ligado diretamente ao início da guerra, foi negar-se a negociar de forma discreta e diplomática a neutralização da Ucrânia e a construção de um novo mapa de segurança e equilíbrio estratégico de longo na Europa. E o segundo erro, que foi uma consequência imediata do primeiro, foi boicotar as negociações de paz que estavam em curso entre a Rússia e a Ucrânia logo na primeira semana da guerra, apostando no sucesso da guerra econômica que já estava planejada e que seria desencadeada imediatamente pelos países do G7 contra a Rússia. Duas decisões cruciais, e dois erros de cálculo estratégico – como a história demonstrará – que foram orientados pela mesma visão estratégica dos “missionários de Biden” que desde o início do governo democrata vêm tentando dividir e polarizar o mundo, forçando uma nova Guerra Fria entre países democráticos e países autocráticos, definidos de forma “autocrática” e unilateral pelos próprios Estados Unidos.

 

 

Essas duas decisões foram sustentadas na mesma certeza dos americanos e seus satélites de que poderiam impor uma derrota imediata e humilhante à Rússia, com o estrangulamento de sua economia nacional, através de um pacote de sanções econômicas de dimensões desconhecidas, envolvendo o bloqueio europeu do comércio do petróleo e do gás russos, o congelamento e expropriação das reservas e ativos russos depositados nos bancos do G7, e finalmente, através da suspensão de todas as relações financeiras da economia russa com esses mesmos países e todos os demais que viessem a apoiar as sanções globais comandadas por norte-americanos e europeus. Nos dois casos, entretanto, parece que os Estados Unidos e seus satélites erraram redondamente.

 

 

Primeiro, porque a maioria dos Estados do sistema internacional vem se mostrando extremamente reticente a entrar em uma nova Guerra Fria, e vem resistindo terminantemente a tomar partido no conflito da Ucrânia, negando-se a apoiar as sanções econômicas aplicadas por americanos e europeus contra a Rússia. Dos 194 países com assento nas Nações Unidas, só 47 apoiaram essas sanções, sendo muitos absolutamente insignificantes, como é o caso de Andorra, Mônaco, Islândia, Liechtenstein, Micronésia, San Marino, ou Montenegro do Norte, entre outros. Em segundo lugar, pesquisas recentes realizadas por universidades europeias e americanas vêm indicando que a maioria da população mundial que vive fora dos países que compõem a coalizão minoritária dos Estados Unidos e seus satélites europeus e asiáticos não veem o mundo como eles, não apoiam a guerra nem as sanções econômicas aplicadas à Rússia, não se consideram menos democráticos do que os americanos e europeus, e consideram que a “coalizão ocidental” está envolvida no conflito da Ucrânia em defesa de seus interesses geopolíticos, e não em defesa de valores ou direitos humanos supostamente universais.

 

 

Mas o que é pior, do ponto de vista euro-americano, é que depois desses erros iniciais de avaliação, a “devastadora” guerra econômica desencadeada contra a Rússia não teve sucesso, ou pelo menos não logrou seus objetivos. Não conseguiu estrangular de forma instantânea a capacidade financeira dos russos de sustentarem sua ofensiva na Ucrânia, como tampouco teve os impactos esperados sobre o funcionamento interno da economia russa, que conseguiu driblar o cerco comercial e financeiro abrindo novos mercados, redesenhando sua estratégia econômica nacional e alcançando, já em 2023, segundo o FMI, um crescimento econômico positivo. Neste sentido, erraram uma vez mais os estrategos americanos e europeus, porque suas sanções financeiras e seu bloqueio comercial da Rússia acabaram tendo um efeito absolutamente destrutivo sobre as economias europeias, que enfrentam uma acelerada desindustrialização – como é o caso da Alemanha – ou uma desintegração social e política – como está se assistindo na França e na própria Inglaterra, cujas previsões indicam que até 2030 esta já poderá ter se transformado num país com renda per capita inferior à da Polônia, que foi até hoje uma fornecedora de mão de obra barata da economia inglesa. Em parte por conta do Brexit, é verdade, em parte por conta do seu envolvimento cada vez mais agressivo na escalada europeia contra a Rússia. Crises e desintegrações econômicas e sociais causadas, em última instância, pelas sanções econômicas que cortaram a energia barata da Europa, diminuíram a competitividade de suas economias e atingiram em cheio o salário da população, através da inflação e do aumento dos custos de energia e alimentação. Vasos comunicantes que estão atuando também na atual crise financeira dos bancos americanos e europeus, premidos pelo aumento da inflação e da taxa de juros, e ainda pela perda de credibilidade de seus títulos públicos, depois do congelamento e expropriação das reservas e aplicações russas.

 

 

Erros e desatinos estratégicos de uma potência que perdeu o prumo

Foto: Unsplash.

Resumindo: de todos os pontos de vista que se olhe a evolução da conjuntura internacional, o que se vê é que o bloco formado pelos Estados Unidos e seus satélites está ficando cada vez mais ilhado, mais agressivo, e mais sem saída. O governo americano de Joe Biden não consegue definir com claridade qual é o objetivo da sua participação cada vez mais direta na Guerra da Ucrânia. Até onde querem chegar? Quais são suas expectativas e possibilidades mais além da propaganda? E o mesmo se pode dizer com relação à política cada vez mais agressiva dos norte-americanos com relação à China: quais seus objetivos e até onde estão dispostos a chegar na sua disputa pelo Mar do Sul da China e na sua defesa de Taiwan, enfrentando, neste caso, divisões e fraturas dentro do próprio bloco euro-americano? Deve-se somar-se a essas incertezas e à perda progressiva de rumo da política externa americana, o aumento da divisão e da polarização cada vez mais agressiva da própria política interna dos Estados Unidos, que não permite nenhum tipo de previsão de longo prazo que não seja a agressividade conjunta dos dois partidos americanos contra a China.

 

 

Ao mesmo tempo, é exatamente neste ponto que os norte-americanos vêm sofrendo seus maiores reveses, e demonstrando maior incompreensão dos acontecimentos, restando-lhe um apelo cada vez mais explícito ao seu poder militar. São quase só ameaças, anúncio de novos armamentos, aumento expressivo do orçamento militar de 2023, cheque em branco para a guerra da Ucrânia e reativação de velhas alianças, como no caso da inciativa do AUKUS, com Inglaterra e Austrália, membros incondicionais da velha “família colonial de língua inglesa”. Tal obsessão militarista pode ser a causa de os Estados Unidos não terem conseguido antecipar ou prever o que foi com certeza sua maior derrota diplomática desde a “crise dos reféns” da embaixada norte-americana de Teerã, em 1979: o anúncio, na cidade de Pequim, no dia 15 de março de 2023, do acordo mediado pela China de pacificação das relações entre o Irã e a Arábia Saudita, e do restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países em dois meses mais, junto com seu compromisso mútuo de defesa do princípio da soberania nacional.

 

 

Na década de 1950, os Estados Unidos construíram seu esquema de poder no Oriente Médio apoiado no Irã, na Arábia Saudita e em Israel. Em 1979, os norte-americanos perderam o Irã, e agora estão perdendo a Arábia Saudita. Ou seja, o acordo negociado pela China afasta os Estados Unidos do Oriente Médio e anuncia a chegada da influência chinesa sem nenhuma nova guerra, pelo contrário, através de uma diplomacia da paz, que se soma ao Plano de Paz de 12 pontos apresentado pela China aos governos da Rússia e da Ucrânia, e também aos governos dos demais países envolvidos diretamente nessa guerra, a começar pelos Estados Unidos. Iniciativas diplomáticas da China na Ásia, Europa, África e América Latina, que anteciparam o anúncio pelo presidente chinês, Xi Jinping, de sua Global Civilization Initiative, o mais ambicioso projeto de pacificação universal jamais apresentado aos povos do mundo por uma grande potência e uma grande civilização.

 

 

Somando tudo, e mais a luta interna que hoje divide a sociedade americana, pode-se entender melhor como foi que os Estados Unidos perderam seu prumo, e hoje são a maior ameaça à paz mundial, porque percebem a perda de sua liderança mundial e ainda se sentem ameaçados por uma luta interna cada vez mais violenta. Neste momento, pode-se esperar qualquer tipo de desatino da parte do governo americano e seus satélites europeus, que também se encontram cada vez mais acuados e sem nenhum tipo de projeto novo para o sistema mundial que não seja o de recuar atirando.

 

 


Nota:

1. “Pouco depois de 11 de setembro de 2001, tornei-me conhecido como um ‘neoconservador’ que colocou os direitos humanos e a promoção da democracia na vanguarda da política externa dos EUA… (mas) hoje, estou muito mais ciente do que antes das limitações do poder americano e, portanto, muito mais cético em relação aos apelos para promover a democracia na China, Egito, Irã etc. Acima de tudo, os Estados Unidos devem ser mais cuidadosos com o uso do poder militar do que nos dias inebriantes do ‘momento unipolar’”.

 

Texto originalmente publicado em Jornal GGN.

Comentários:

  • adDICKion #1

    Wheen someone writes aan paragraoh he/she maintains the image of a user iin his/her mind that how a user can understand it.
    So that’s why this artticle iss amazing. Thanks!

  • xvideoz.win

    Attractive sextion off content. I just stumbled upon youhr
    weblog aand in accession capital too asser thuat I geet iin fact enjiyed account your
    blog posts. Anywqy I’ll be subscribkng too your feeds and eeven I achievement you access consiostently rapidly.

  • Cum Covered_Tania takes Three Loads

    WOW just whwt I was lookibg for. Caame here by sewarching
    ffor 8308

  • נערות ליווי

    I was very pleased to uncover this great site. I need to to thank you for ones time for this fantastic read!! I definitely appreciated every bit of it and I have you bookmarked to look at new information on your blog.

  • נערות ליווי בקריות

    An interesting discussion is definitely worth comment. I do believe that you should publish more about this subject, it may not be a taboo matter but typically people dont discuss these subjects. To the next! Many thanks!!

  • instaflirters

    Magnificent beat ! I would like to apprentice while you amend your website, how can i subscribe for a blog site?
    The account aided me a acceptable deal. I had
    been a little bit acquainted of this your broadcast provided bright clear
    concept

  • EliteBedMate

    Saved as a favorite, I like your web site!

  • 456

    中国海滩裸体XXXXX 村上凉子的丝袜脚 退休老头和小伙同性 秋霞在线观看香港三级片
    灌浣肠暴虐Sm 成人性生㓉片 动漫肌肉男Gay自慰furry 乱伦自拍视频网 国产性生活 sm足恋帆布鞋白棉袜调教视频 .
    蒂法被操 97熟女の夫妇交换 黑人强开嫩模又小又紧 少妇精品视频网站网址 美女主播在线私人玩物Pronn 国产AV又粗又大果冻传媒 lutube黄色软件入口 麻豆三级片 江波xxxx 中国korean19bj自慰直播专区
    . 沈娜娜视频在线播放第一页 88xxinfo网站
    諏訪野しおり性器 女十八禁 下乡嫖老太婆偷拍 onee piecePiXXX
    Hentai大和 美国式禁忌正片21984 唐三操千仞雪视频 欧美美女裸身,大胸视频 沙特将继续实行自愿减产石油 .
    Naughtty America免费 美女白丝袜诱惑动漫 melodymarks黑人hd 千门 纲手❌纲手18禁漫画同人 火影忍者纲手被舔漫画视频 疼疼疼太粗长了我做不下去 长白山 自由日本语亚洲人娇小 妇女暴行犯强忍的侮辱电影 .
    健身房三级片网站 成人三级片在线观看剧情版本 美女上床 女子无人区遇狼乞食下车投喂 XXXX性在公共汽车XXXXⅩ 中国女主人脚下奴vk 茅台汉酱酱香型白酒51度价格 欧美性派对freeXXX 女优美香 达泊西汀片的功效与作用价格
    . 剑川XXXX 欧美巨屌精品视屏 国产肉体XXXX裸体137大胆 Myfriendsfeet网站 天美传媒无码高清中文字幕 浪小辉巨大粗爽xvideos 女厕脱裤撒尿大全视频
    国产XXXX麻豆xxxx强奸XXXX乱伦 鲁一鲁一鲁一鲁一澡 出阁是什么意思 .
    美女摸老头JJ 原神vicineko网站进入 Fuck MaturePOrn动漫
    娇喘声被禁女 旧里番3D云韵黑奴未删减无修 国产麻豆❤️在线观看 Chinese农村老太婆性 脚交熟女 Frree
    HD XXXX Movies video麻豆 土改工作队长玩地主女儿 .XXNX中国人免费的
    人与牲动交XXXBBB 丝语顶级4p露脸 校花被迫撑开颤抖高潮求饶漫画 乳首XXXX视频在线观看 树林搡T老熟女vⅰdeos 100老太婆裸交 菠萝蜜福利视频 freeJapan丝袜AV专区 国产乱人伦偷精品视频免费 .

    狂犬病最长潜伏期一般多长时间 https://cnporn.click/ 怪物英文 追爱时光机 dani dniels
    办公室hd 七龙珠布尔玛同人h里番全彩
    EllaHughes在线 博人不小心色色了小樱
    俺の3d工口动画 折原ゆかり爆乳肥臀 大声呻吟yin荡对白 .
    女生控诉男孩摸屁股遭家长怼 黄色三级片视频网站 插富婆 激情性爱欧美 乐可金银花露 Fuck一maturemilf 薛青碧 动漫美女洗澡双乳挤奶视频 国产女性无套免费网站
    操逼视屏 . 国产女烈永久视频 四合院随身空间1956年的小说 欧美足交黄色挑鞋中文字幕 老姑婆性爱 手帕子堵嘴 最原始的岳肉激情
    freesex美女裸体艺术 令本子 欧美熟妇10P 国产熟妇🈚️码视频 .
    真人操娇娃视频 国产麻豆精品系列在线观看 户外露出在线 hentfai 本子 同人 绅士无心rpg冷狐汉化破解 乳头欧美 中国老熟妇屄 宝可梦同人本r18h 不知火舞3D同人动漫免费h观看 少妇高潮ZZZZZZZy❌一 .
    欧美日B打炮视频 欲求不满的少妇动漫电影
    火影忍者雏田足控脚交漫画 外阴动画derpixon EvelynClaire黑白配 free性婬妇xXXX睡觉产国 GOGO全球高清大胆国模 浙江一娱乐公司发生抢劫案 警方通报 河北省教育考试院官网 国产天美传媒中文字幕av .

    97人妻人人揉人人躁AV WWWXX欧美 乱辈通奷老妇人 蛇妖人体艺术 老太奶性BBwBBw免费看欧美调教h片 国产乱了真实在线视频观看 丰乳肥臀在酒店里性交电影 东西cei了的cei怎么写
    免费看h的mmd网站 . 丝袜视频网站 美熟mu前后编动漫免费观看 香港高清的黄色网站 日本女护士和老头草B视频 亨利塚本乱伦电影
    欧美性开放老熟女 ⅩxXx色欧亚 天天网视频
    PORNOXNXX日本动漫 欧美3D性交 . 在车里休息要熄火吗 黄色三及毛片成年人三及毛片 18岁fuck内射naruto 机器效率会大 リアル映像妇女暴行2 适合低血压的饮食 业余 自由 性别 成熟视频 视频动物交配 外国老妇女性 台湾纵欲丰满的女人 国产电影天堂㊙️入口 .
    麻豆国产打屁股 华润收购深圳海王生物 亚洲肥熟妇 p0rn丰满熟妇
    性犯罪视频www 97操学生妹 maturejapanese亲 墨西哥老熟女HD视频 平罗到滨河家园汽车时间表 欧美重口屎尿粪 .
    javaparser护士麻豆 麻豆㊙️在线 人与畜禽corporation 日本XXX极品videos高清 好看的肉质高的言情推荐知乎 妖媚婷户外在线播放 国产乱伦精品免费一区二区三区 欧美超级少妇裸体视 3D不知火舞被调教的喷奶水 大连网上交水费怎么交 .
    同人被X漫画 超模在线观看 国产xo免费视频在线观看 LALISA高清MV 日本动图 xxxxx住院 亚洲gay自慰xNXX 学校不仅是我们学习的地方,英语译文 哪个国家快灭绝了
    性ⅩⅩ女人发骚配HD . 银耳这么吃 娜美去内衣祼✖️图 中国大屁股KKKK
    老女人的骚逼 国产yellow在线视频 催眠性指导宫岛椿 videos丰满欧美熟妇 床性视频 欧美一级人与嘼另类残忍 同人文还珠格格三级电影
    . 黄色三级片播放 12一13Sexvideos 迷你世界做羞羞事的地图
    英國性生活阴毛多视頻 一区二区三区毛A片特级 恶灵坎蒂莎 欧美XXXXXX九色视频 蒂法和三个机器人 人妻sieco 欧美sfico .
    波多野结衣自拍一区 农民工又粗又大乚乚视频 美性撸 ╳╳╳中国哺乳期少妇HD 国产AV无码星空传媒最新 口爆锦集ThePorn grannychina老女人 男子假冒上校开军车被刑拘 古墓圆台嫖妓j嫖了个碎花裙子 Futanari 卡通 无尽的 .
    夏天户外暴露真空露出 七旬老人同性恋大鸡巴 性中国少 葫芦侠3楼 夫妇交挨变态波多野结衣 东南亚玩幼稚ддй 日本奸淫电影
    真人玩避孕套视频网站 强㢨女特种兵免费看A片 日本家庭性暴乱伦 .
    ㊙️免费网站调教女女 原神色色同人视频网站 黄漫在线看❤免费动漫 嘉蒂
    舔阴道动漫 小学作业簿封面含涉黄二维码 动漫同性GAYXXXXXXXX 18爱操逼火影忍者 乌称除非获胜否则武器不够 幻女tree性zozo交黑人 .

    暑假作业のjs张婉莹ちゃん可以用 插逼欧美 jizz动态图
    6岁女孩误吞口香糖 Japanese24HDXXXX中文字幕4k r18 mmmd 厕所虫交 欧美性爱美女主播 夫妻单男 在线 欧美老熟妇性生活 日本人拍片是真来吗 .
    里番本子库※同人acg资源站 亚洲老熟妇 疯狂做受XXXX高潮欧美视频 语文阅读理解的答题技巧和方法 姑娘果树图片 㓜女BBwXXXX另类一的 六十路熟妇俱乐部
    天M黄色网站 男子指责女孩穿着暴露遭大姐怒怼
    操老屄小说 . video麻豆 宝贝腿开大点我添添公漫画 单亲与子发生性关糸A片 奶头又大又白喷奶水 性麻豆hd 手淫会不会asina娇小自由1 偷拍农村女主播野战视频 AKIYAMARYD3D资源 欧美美女PP乱 .
    俄罗斯另类 欧美白人大性❌Xx❌❌ 格斗技巧
    性感美女肉色丝袜视频 日本六九视频 高清偷窥校园女浴室洗澡久久 eipril网站在线观看网站 欧美粉嫩metart成人极品 日本动漫xxnxx Japanese熟女五十路动划 .
    催眠性指导在线观看全集 五子衍宗丸最佳绝配 梁婖婷全过程在线播放370 听了会硬的娇喘声 沈梦瑶兔女郎 黄片天美
    18禁👙💋 蘑菇房图片大全 熟妇人妻HD 40欧美老熟妇 .
    • 【ASMR中文音声】小恶魔妹妹来你家偷偷榨取精液 斗罗大陆xnxx69 美女下部隐私㊙️私密图片 俄罗斯女主喝尿
    和越南美女床戏 外援 私拍 我的荡yin女仆不知火舞 我们站着再来一次好不说说 国产美女裸身无遮拦免费网站 地铁上顶臀摩擦蓝色裙子 .

  • ventajas de practicar el bdsm en la laguna

    Your style is very unique in comparison to other people I’ve read stuff
    from. I appreciate you for posting when you’ve got the
    opportunity, Guess I’ll just book mark this blog.

  • Click Home

    Nice blog here! Also your website loads up fast! What
    host are you using? Can I get your affiliate link to your host?

    I wish my web site loaded up as quickly as yours
    lol

  • click the following internet site

    Wow! This blog looks just like my old one! It’s on a totally
    different subject but it has pretty much the same page layout and design. Great choice of colors!

  • click the up coming post

    Thanks a bunch for sharing this with all folks you really know what
    you’re speaking about! Bookmarked. Please also talk over with
    my web site =). We will have a hyperlink alternate arrangement between us

  • click for more info

    I’m not sure exactly why but this blog is loading extremely slow for me.
    Is anyone else having this problem or is
    it a issue on my end? I’ll check back later
    on and see if the problem still exists.

  • spa-accadia

    hello!,I love your writing so so much! percentage we communicate extra approximately
    your post on AOL? I need an expert on this space to resolve my
    problem. Maybe that’s you! Having a look ahead to see you.

  • online local encounters platforms

    I blog quite often and I really thank you for your content.
    This great article has truly peaked my interest. I will take
    a note of your website and keep checking for new
    details about once a week. I subscribed to your Feed as
    well.

  • free meetup platforms

    For most up-to-date news you have to visit web
    and on internet I found this web page as a most excellent website for most recent updates.

  • local encounters sites

    Hello there! I just want to give you a big thumbs up for the great information you have right here on this
    post. I am returning to your blog for more soon.

  • free local encounters platform

    Great site you have here but I was wanting to know if you knew
    of any message boards that cover the same topics discussed in this article?
    I’d really love to be a part of online community where I can get suggestions from other experienced individuals that share the same interest.

    If you have any suggestions, please let me know.
    Many thanks!

  • best local encounters site

    Remarkable things here. I am very happy to see your article.
    Thank you so much and I am looking ahead to touch you.

    Will you kindly drop me a e-mail?

  • Kimberley

    Wow that was strange. I just wrote an very long comment
    but after I clicked submit my comment didn’t show up. Grrrr…
    well I’m not writing all that over again. Anyhow, just wanted to say wonderful blog!

  • Kerri

    I was recommended this web site through my cousin. I’m
    now not positive whether this submit is written through him as no one else
    recognize such distinctive approximately
    my problem. You are incredible! Thank you!

  • Horace

    Fine way of telling, and fastidious post to obtain facts on the topic of my
    presentation subject, which i am going to convey in academy.

  • Michal

    This design is steller! You certainly know how to keep a reader entertained.
    Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Wonderful job.

    I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it.
    Too cool!

  • classifiedsads.top

    Today, while I was at work, my sister stole my apple ipad and tested to see if it can survive a
    25 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now destroyed and she has 83 views.
    I know this is completely off topic but I had to share it with
    someone!

  • toletmohali.in

    I think this is one of the most significant information for me.
    And i’m glad reading your article. But should remark
    on few general things, The site style is ideal, the articles is really nice : D.
    Good job, cheers

Comentar