PIG 2025 e os desafios da infraestrutura de gás no Brasil

Leonardo Mosimann Estrella
Revista digital Oil & Gas Brasil

Com um impacto projetado de R$ 16 bilhões no PIB nacional, o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte (PIG) 2025 enfatiza novamente a necessidade de expansão da infraestrutura de gás natural no Brasil, avalia o pesquisador Leonardo Estrella em artigo publicado na Revista digital Oil & Gas Brasil.

 

Produzido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o plano apresenta oito projetos indicativos, que totalizam mais de 2.300 quilômetros de gasodutos, e destaca a possibilidade de conexão do biometano à malha e a integração gasífera com a Argentina, aponta o pesquisador.

 

 

 Leia também outros artigos sobre Gás e renováveis. Clique aqui.

 

 

No entanto, a ausência de projetos em execução, a falta de novas concessões territoriais e a dependência de investimentos privados evidenciam um cenário em que os gargalos logísticos persistem, dificultando o desenvolvimento da indústria nacional e restringindo o acesso ao gás natural em novas regiões, argumenta ele.

 

Leia a análise completa na Revista digital Oil & Gas Brasil.

 


 

Imagem retangular com fundo branco e bordas azuis; o texto chama o público a se inscrever na lista de transmissão do Ineep no WhatsApp.