Refino é o novo tema do Ineep para o Le Monde Diplomatique Brasil

Imagem na cor azul escuro, com o logotipo do Ineep ao centro.

O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) publica hoje (08/03) no Le Monde Diplomatique Brasil o artigo “Manutenção das estratégias pode agravar o problema dos preços”, que trata do segmento do refino no Plano Estratégico 2023-2027 da Petrobras. De autoria da pesquisadora Carla Ferreira, é o quarto de uma série especial de seis de parceria realizada com o jornal. Nas duas próximas semanas, os temas serão biocombustíveis e perspectivas futuras da Petrobras.

 

 

No artigo, a pesquisadora faz uma análise do planejamento aprovado para a área de refino, em novembro de 2022, sob a gestão Bolsonaro; comenta os projetos do governo Lula; e aponta para distorções na política de preços de derivados de petróleo, caso o projeto anterior seja mantido.

 

 

Em seu texto, Carla analisa:

“Entre os temas em que há grande divergência com o governo eleito, está a perspectiva de manutenção do processo de privatização de refinarias e suas estruturas adjacentes, a inalteração da política de preços de paridade de importação, a continuidade da política de baixos investimentos fora do setor de exploração e produção e o prosseguimento da lógica de ampla distribuição de dividendos aos acionistas. Ou seja, toda a política de downstream do plano estratégico (2023-2027) apresenta grande divergência com as propostas elaboradas pelo recém-eleito”.

Comentar