Turquia anuncia descoberta histórica de gás natural no Mar Negro

WorldOil.com

Foto: Divulgação

O presidente Recep Tayyip Erdogan disse que a Turquia encontrou 320 bilhões de metros cúbicos de gás natural na maior descoberta já feita no Mar Negro e espera iniciar a produção em 2023.

 

A lira e o índice de ações de referência desistiram de ganhos, no entanto, possivelmente refletindo a decepção entre os investidores quanto ao tamanho do depósito.

 

“Conduzimos essa operação totalmente por meios nacionais”, disse Erdogan na sexta-feira em uma entrevista coletiva em seu escritório em Istambul. “Não confiamos nem um pouco em fontes estrangeiras nas operações de perfuração.”

 

O navio-sonda Fatih localizou o gás no chamado campo Tuna-1, disse ele, e a exploração continua em outros campos.

 

“A questão agora é quanto desse gás é recuperável”, disse Jonathan Lamb, analista sênior de petróleo e gás da Wood & Company, um banco de investimento tcheco. “Isso ainda não está claro. O que o mercado realmente quer saber também é quanto eles podem produzir por ano, mas não acho que eles estejam em posição de dizer isso ainda.”

 

A lira caiu 0,7% a 7,3470 por dólar às 4:57 da tarde. O índice Borsa Istanbul 100 caiu até 1,8%, enquanto as ações de empresas de energia, incluindo a refinaria Tupras, Aksa Enerji e Aygaz caíram drasticamente após a notícia.

 

Black Sea Find

 

A Turquia comprou três navios de perfuração nos últimos anos, ao expandir drasticamente a exploração de energia no Mar Negro e disputar as águas do Mediterrâneo oriental. Ele está ansioso para encontrar reservas de energia consideráveis ​​para aliviar sua forte dependência de importações do Irã, Iraque e Rússia, e apoiar uma das maiores economias do Oriente Médio.

 

O Fatih tem perfurado a uma profundidade de 3.500 a 4.000 metros (11.500 a 13.000 pés), disse o ministro da Energia, Fatih Donmez, no mês passado. A estatal turca de petróleo TPAO, no entanto, não tem experiência na produção de gás em alto mar e provavelmente precisará contratar uma grande empresa para explorar um campo. Com a queda dos preços do petróleo e do gás, a economia de desenvolver tal descoberta pode ser menos atraente do que no passado.

 

O Tuna-1, a cerca de 150 quilômetros da costa da Turquia, fica perto de uma área onde convergem as fronteiras marítimas da Bulgária e da Romênia e não muito longe do bloco Neptun da Romênia, a maior descoberta de gás no Mar Negro em décadas descoberta há oito anos por Petrom e Exxon.

 

A Romênia tem projetos de gás em águas rasas, mas uma grande descoberta em águas profundas há oito anos ainda precisa ser explorada. Uma empresa apoiada pelo Carlyle Group também está explorando a Romênia, com o objetivo de obter gás em 2021. A Rosneft explorou a parte russa do Mar Negro, mas sem resultados concretos.

 

A Turquia está atolada em disputas territoriais com a Grécia e Chipre no Mediterrâneo oriental, enquanto busca petróleo e gás em águas disputadas. A França aumentou temporariamente sua presença militar para evitar as medidas turcas, e a chanceler alemã, Angela Merkel, disse na quarta-feira que a UE está preocupada com o aumento das tensões.

 

Erdogan disse que também espera “boas notícias” das atividades de exploração no leste do Mediterrâneo.

 

Texto originalmente publicado em Worloil.com.

Comentários:

Comentar