Secretário de Energia dos EUA assina acordo inicial com a Índia sobre reservas emergenciais de petróleo

Foto: Divulgação

Por Timothy Gardner- Os Estados Unidos e a Índia assinaram um acordo preliminar nesta sexta-feira sobre a cooperação em reservas emergenciais de petróleo, incluindo a possibilidade de a Índia armazenar petróleo no estoque de emergência dos EUA, disseram autoridades.

 

O secretário de Energia dos EUA, Dan Brouillette, disse a repórteres em teleconferência com o ministro do Petróleo da Índia, Dharmendra Pradhan, que as autoridades discutirão detalhes das reservas de emergência nos próximos meses.

 

Os Estados Unidos gostariam de iniciar o processo de compartilhar com a Índia o estabelecimento de uma reserva estratégica de petróleo (SPR) e depois ver como a SPR dos EUA, composta por cavernas subterrâneas no Texas e na Louisiana, poderia ajudar a Índia a armazenar petróleo lá, disse Brouillette.

 

O presidente dos EUA, Donald Trump, em março ordenou à Brouillette que encha o SPR com sua capacidade de cerca de 714 milhões de barris de capacidade, mas o Congresso não conseguiu financiar uma compra.

 

A Brouillette disse que pode refletir um plano recente com a Austrália, que em abril se comprometeu a gastar cerca de US $ 60 milhões para construir um estoque de petróleo de emergência, primeiro comprando petróleo bruto para armazenar no SPR dos EUA.

 

“Em última análise, pode parecer semelhante … mas não há um resultado predeterminado para onde essa conversa vai chegar”, disse Brouillette.

 

Os preços globais do petróleo caíram acentuadamente no início deste ano, com a paralisação da nova demanda por coronavírus, mas se estabilizaram em cerca de US $ 43 por barril, na esperança de programas de estímulo.

 

Em maio, Pradhan disse que a Índia, o terceiro maior consumidor e importador de petróleo do mundo, já encheu seus 5,33 milhões de toneladas de armazenamento estratégico e estacionou cerca de 8,5 a 9 milhões de toneladas de petróleo em navios, principalmente no Golfo.

 

A Índia é o quarto maior destino de exportação de petróleo dos EUA. A empresa planeja construir um novo armazenamento estratégico para expandir a capacidade em 6,5 milhões de toneladas.

 

Pradhan disse na sexta-feira que o comércio bilateral de hidrocarbonetos entre os dois países atingiu US $ 9,2 bilhões entre 2019 e 2020, cerca de 10% do comércio bilateral geral.

 

Texto originalmente publicado em Reuters.

Comentar