Rússia entrega a primeira carga de petróleo do Ártico para China
Por Simon Watkins – Garantir uma posição de liderança na exploração e desenvolvimento dos enormes depósitos de gás do Ártico tem sido uma parte essencial da visão geral do presidente Vladimir Putin de projetar o poder de sua nova Rússia. Não apenas permitiu à Rússia aumentar drasticamente sua produção de gás natural liquefeito (GNL) – finalmente alinhada ao status da Rússia como superpotência de petróleo e gás, como Putin vê – como também permitiu à Rússia se tornar o principal fornecedor de gás da China no futuro. Com a presença da Rússia no setor de gás do Ártico agora extremamente substancial, era natural esperar uma implantação corolária do desenvolvimento do setor de petróleo, e é exatamente isso que está em andamento.
Na semana passada, a Gazprom Neft da Rússia, terceira maior companhia de petróleo do país em produção e o braço de petróleo da gigante estatal de gás Gazprom, embarcou sua primeira carga de petróleo produzido no Ártico para a China através da Rota do Mar do Norte (NSR, em inglês). Essa remessa para o Leste aumenta suas exportações ocidentais existentes via NSR para a Europa. De acordo com a Gazprom Neft, demorou 47 dias para entregar uma carga completa de 144.000 toneladas de óleo doce e leve do porto Novy dos empreendimentos da península de Yamal até o porto chinês de Yantai, no mar de Bohai, na cidade de Murmansk, no noroeste da Rússia. “A experiência bem-sucedida na venda de petróleo do Ártico no mercado europeu e uma visão aprofundada dos mercados da Ásia-Pacífico permitem à Gazprom Neft oferecer ao Novy Port óleo com um esquema de logística exclusivo durante todo o ano para parceiros asiáticos”, disse o vice-diretor da Gazprom Neft geral para logística, processamento e vendas, Anatoly Cherner, na semana passada.
O NSR teve sua primeira viagem experimental (do porto de Vladivostok, no extremo oriente da Rússia, pelos mares do leste da Sibéria e Laptev, até São Petersburgo) por um navio de contêineres de grande porte e reforçado recentemente em agosto de 2018. Desde então, seu desenvolvimento como uma importante rota de transporte de hidrocarbonetos russos para o Oriente acompanhou os desenvolvimentos anteriores do produtor de gás número dois da Rússia (depois da Gazprom), a Novatek, em seus projetos de GNL centrados em Yamal, que agora o utilizam para entregar cargas no leste e no oeste. Depois que a administração muito esperta da Novatek entregou cada etapa de seu projeto Yamal Peninsular (Yamal LNG) dentro do orçamento e no prazo – apesar do peso total das sanções dos EUA terem sido impostas à Rússia em 2014 como resultado de sua anexação da Crimeia – até o atraso no quarto trem anunciado no ano passado, a Gazprom e a Gazprom Neft seguiriam.
Muito mais virá da Gazprom Neft, que começou a exportar petróleo produzido na região de exploração e desenvolvimento do Ártico na Rússia em 2013 e que entregou pelo menos 40 milhões de toneladas de petróleo – incluindo o ARCO (campo de Prirazlomnoye) e o porto de Novy (campo de Novoportovskoye) – para vários países europeus desde então. Em termos gerais, o campo de petróleo do porto de Novy é um dos maiores campos de petróleo e gás no Ártico russo, com pelo menos 250 milhões de toneladas (cerca de 1,8 bilhões de barris) de reservas. Usando um sistema agora comprovado desenvolvido ao lado da Novatek – incluindo a plataforma de produção de petróleo Prirazlomnaya, o terminal de petróleo Arctic Gates no Golfo de Ob, uma frota de navios-tanque reforçada da classe de gelo, incluindo navios de GNL, quebra-gelo de escolta e um terminal de embarque de petróleo em Murmansk – A Gazprom Neft diz que pode transportar petróleo o ano todo (a um custo mínimo) para a Europa.
Para o leste, há mais restrições naturais, pois o gelo muito espesso torna as entregas fora do período de verão extremamente difíceis por grande parte do tempo, e os custos mais altos que os da Europa. Anteriormente, o grau de petróleo do porto de Novy enviado na semana passada via NSR para a China – entendido pelo OilPrice.com como sido enviado a uma refinaria estatal, a China National Chemical Corporation (ChemChina) – não havia sido exportado para o leste pela Rússia, mas sim direcionado para a Europa.
No entanto, o enorme impacto no setor de refino europeu fez com que a demanda diminuísse, enquanto a demanda na China caiu bastante e se recuperou totalmente muito mais rapidamente. “Embora a Gazprom Neft tenha enviado historicamente o petróleo bruto ESPO para a China por meio do oleoduto, esse novo recurso também será útil para outras empresas russas de petróleo, e não apenas para a Novatek para GNL”, disse um analista sênior de petróleo e gás em Moscou ao OilPrice.com na última semana. A segunda maior companhia de petróleo da Rússia, a Lukoil, também realizou um teste de entrega de petróleo em setembro passado, apresentando sua mistura de Varandey. Isso tem especificações muito semelhantes à mistura do porto de Novy, sendo que o último possui uma gravidade API de 35 graus e um teor de enxofre de 0,1%, enquanto Varandey possui uma gravidade API de 35-37 graus e um teor de enxofre de cerca de 0,5%.
Ao mesmo tempo em que abre novas rotas de exportação para o petróleo, a Gazprom Neft está trabalhando para aumentar drasticamente os volumes de petróleo do Ártico que pode oferecer ao Oriente. Em 2017, adquiriu os direitos de desenvolvimento dos campos de Tazovskoye e Severo-Samburgskoye na região de Yamalo-Nenets, com os direitos de uso do subsolo.
Texto originalmente publicado em Oilprice.com.
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