Retrospectiva do E&P em 2024 e previsões para 2025

Francismar Cunha Ferreira
Brasil Energia
FPSO Marechal Duque de Caxias. Foto: MISC.

Com o artigo “Os marcos da exploração e produção de O&G em 2024”, o Ineep abriu na sexta-feira (18/01), a série retrospectiva sobre a indústria de óleo e gás. De autoria do pesquisador Francismar Ferreira, o texto foi publicado no site Brasil Energia (clique aqui).

 

FPSO Marechal Duque de Caxias. Foto: MISC.

FPSO Marechal Duque de Caxias. Foto: MISC.

 

Segundo o pesquisador, 2024 foi marcado por uma leve redução da produção de petróleo e gás em comparação ao ano anterior, pela manutenção de baixos índices exploratórios e pelo recorde nas exportações de óleo cru. Mas destacou-se por importante agenda regulatória que impactou o setor de exploração e produção (E&P), incluindo novas regras sobre conteúdo local, medidas para aumentar a oferta de gás natural e novas atribuições para a PPSA.

 

“Assim, 2025 desponta como um ano em que as reverberações dessas regulamentações começarão a se manifestar no setor. Será, também, um período desafiador, especialmente no que tange aos avanços exploratórios necessários para a reposição das reservas e para garantir a segurança energética do país no futuro”, prevê ele.

 

 

» Leia também outros artigos sobre Exploração e ProduçãoClique aqui.