Produção de petróleo da Venezuela cai em junho para o mínimo desde fevereiro de 1943, dados da OPEP
Por Luc Cohen (informações adicionais Marianna Párraga) – A produção de petróleo da Venezuela caiu em junho para o nível mais baixo em quase oito décadas, segundo dados divulgados na terça-feira pela OPEP, em um momento em que as sanções dos EUA à PDVSA afetam as exportações.
O processamento em junho foi de 393.000 barris por dia (bpd), abaixo dos 573.000 bpd do mês anterior e 52% abaixo da média de 821.000 bpd no primeiro trimestre. Os dados de junho revelam que o total mensal foi o mais baixo desde fevereiro de 1943, quando a nascente indústria petrolífera da Venezuela produziu 353.000 bpd.
A queda nas exportações para um nível baixo de 77 anos, de 379.000 bpd em junho, foi consequência das sanções americanas que tentam remover o presidente Nicolás Maduro do poder. Devido às vendas externas mais baixas, os tanques de armazenamento estão quase cheios, forçando a PDVSA a reduzir a produção porque não teria onde armazenar petróleo.
Em 9 de julho, havia 9 milhões de barris de petróleo Merey 16 armazenados no terminal de José e apenas 800.000 barris de espaço disponível, mostrou um documento interno da PDVSA.
Nem a PDVSA nem o Ministério do Petróleo da Venezuela responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
Maduro culpa as sanções estatais pela queda na produção, mas desde 2016, antes de Washington impor medidas, houve um declínio em anos de desinvestimento e má gestão.
Há indicações de que o colapso continua. A divisão Furrial da PDVSA no leste da Venezuela, que bombeava 50.000 bpd no início deste ano, produziu 17.800 bpd no domingo, de acordo com um relatório interno. O documento mostrou que a empresa fechou mais de 60 poços em vários campos de petróleo leve Furrial devido a “altos estoques”.
A divisão ocidental da PDVSA produziu 97.000 barris no domingo, ante 200.000 barris por dia em março, segundo outro documento. E pela primeira vez desde pelo menos 1995, não havia plataformas de perfuração ativas para extração de petróleo na Venezuela, mostraram dados do fornecedor de serviços de petróleo Baker Hughes em junho.
Texto originalmente publicado em Reuters.
Comentar
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.