Novo Plano da Petrobras: uma visão da transição energética
Brasil Energia
Em artigo sobre o Plano de Negócios da Petrobras 2025-29, divulgado pela empresa na última sexta-feira (21/11), o pesquisador José Sergio Gabrielli de Azevedo destaca alguns pontos como positivos: a retomada de planejamento de longo prazo, ao apresentar visão até 2050; o compromisso com a transição energética, em processo transversal a todos os segmentos do seu negócio; e participação conjunta do Conselho de Administração, Diretoria Executiva e de técnicos da companhia na elaboração dos planos.
Publicado no site da Brasil Energia com o título “Novo Plano da Petrobras: uma visão da transição energética”, o artigo analisa cada uma das áreas de negócios da empresa, reconhece que foi positiva a definição de estratégia de transição energética de forma combinada à expansão do desenvolvimento de seus recursos fósseis, mas aponta preocupações e alerta que “faltam alguns ajustes finos”.
“Em particular, é importante considerar os sinais dados pelos países da Europa, da América do Norte e da China e Índia, que consideram as soluções de combustíveis de origem orgânica como rotas de curto prazo, mas que enfrentarão limites, especialmente pela disponibilidade de longo prazo de terras e matérias primas. Esses países desenvolvem, para o longo prazo, depois de 2030, estratégias para avançar na exploração das fontes renováveis de eletricidade, eletrificação da mobilidade, e expansão de uma economia do hidrogênio. O Plano Estratégico da Petrobras 2025-2050 não parece considerar essa possibilidade, mas há sempre tempo e espaço para evoluir”, conclui o artigo.
Confira o artigo completo na Brasil Energia (clique aqui).