Noruega faz a maior descoberta de petróleo deste ano no Mar do Norte
O setor norueguês do Mar do Norte é considerado como o mais rico, possuindo cerca de metade das reservas de petróleo e gás do Mar do Norte. No entanto, mais da metade dessas reservas foi drenada nas últimas décadas, segundo estimativas oficiais.
A maior descoberta de petróleo deste ano até o momento foi feita no poço Dugong, no Mar do Norte, a oeste da cidade norueguesa de Florø. A empresa petrolífera Neptune Energy, operadora da licença Dugong, estimou a descoberta em até 120 milhões de barris de equivalentes recuperáveis de petróleo.
A licença Dugong está localizada 158 quilômetros a oeste de Florø. É composto por dois reservatórios localizados entre 3.250 e 3.500 metros abaixo do nível do mar.
“Esta é uma descoberta significativa e estrategicamente importante para a Neptune Energy. A descoberta de Dugong pode abrir várias oportunidades interessantes nas licenças vizinhas e tem potencial para se tornar uma nova área central da Neptune Energy na Noruega ”, afirmou Odin Estensen, CEO da Neptune Energy Norway, em comunicado à imprensa.
Segundo Estensen, destaca o compromisso da empresa em continuar investindo em atividades no setor norueguês, que considera parte integrante de seu “portfólio geograficamente diversificado”.
O diretor de exploração e desenvolvimento da Neptune Energy Norway, Steinar Meland, sugeriu que a descoberta forneça um entendimento novo e valioso do subsolo nesta parte da área de Tampen, comprometendo-se a iniciar estudos e considerar opções de desenvolvimento para a descoberta.
A Neptune Energy possui uma participação acionária de 40%. Além da Neptune Energy, Concedo, Petrolia Noco e Idemitsu Petroleum Norge têm uma participação de 20% cada.
No início deste ano, a Neptune Energy fez uma descoberta um pouco menor a leste do campo de Sigrun junto com a gigante norueguesa Equinor.
A Netuno Energy também opera o campo de Gjøa no Mar do Norte e tem vários projetos de desenvolvimento em andamento. A empresa também é parceira em uma infinidade de campos de produção. No total, a empresa participa de 75 licenças.
Além do Mar do Norte, a empresa possui operações no norte da África e na região Ásia-Pacífico. O negócio teve uma taxa de produção de 144.000 barris líquidos de petróleo equivalente por dia em 2019.
Desde a era do pós-guerra, cinco países foram envolvidos na produção de petróleo no Mar do Norte, usando setores acordados no final da década de 1960: Reino Unido, Noruega, Holanda, Dinamarca, e Alemanha. A Noruega possui as maiores reservas, estimando-se que seu setor detenha cerca de metade das reservas de petróleo e gás do Mar do Norte. No entanto, mais da metade das reservas de petróleo do Mar do Norte foram extraídas, de acordo com fontes oficiais da Noruega e do Reino Unido.
Texto originalmente publicado em Sputniknews.
Comentar
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.