Lula recebe do Sindipetro-NF estudo do Ineep sobre indústria naval brasileira

Lula recebe do Sindipetro-NF estudo do Ineep sobre indústria naval brasileira

Ao visitar na manhã de hoje o Estaleiro Aliança, em Niterói (RJ), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu do diretor do Sindipetro-NF José Maria Rangel levantamento realizado pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) com números que revelam a importância dada pelo governo do PT à indústria naval brasileira.

 

“Se voltarmos a governar este país, teremos de ter coragem de dizer em alto e bom som: nós iremos recuperar a indústria naval brasileira” comentou Lula, durante o evento, do qual participaram lideranças políticas e sindicais.

 

 

Lula recebe do Sindipetro-NF estudo do Ineep sobre indústria naval brasileira

Ex-presidente Lula, o sindicalista José Maria Rangel e convidados durante visita ao estaleiro. Foto: Arquivo José Maria Rangel.

De acordo com o trabalho do Ineep, de 2003 a 2013, a indústria naval teve um crescimento médio de 19,5% ao ano; de 2003 a 2016, foram construídas 605 novas embarcações no Brasil; entre 2007 e 2015, os projetos contratados atingiram mais de R$ 50 bilhões; e entre 2007 e 2016, o Fundo da Marinha Mercante financiou mais de R$ 30,2 bilhões em projetos navais.

 

“Não deixem destruir o que vocês construíram. O governo apenas incentivou, mas quem construiu foram vocês, os trabalhadores”, comentou Lula. A indústria naval foi uma das mais beneficiadas pela política econômica do governo Lula, gerando, segundo o ex-presidente cerca de 90 mil empregos. No entanto, foi muito impactada pela Operação Lava Jato, que provocou a redução de contratações à indústria brasileira e, consequentemente, as demissões.

 

Comunicação Ineep

Comentar