Ineep no Estadão: Petrobras abandona mercado de combustíveis cobiçado por grandes concorrentes

Imagem na cor azul escuro, com o logotipo do Ineep ao centro.

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (26) um passo radical em sua estratégia de concentrar seus negócios apenas na venda de petróleo cru do pré-sal. A estatal decidiu vender sua participação na BR Distribuidora, que atualmente é de 37,5%. O mercado interno nacional, da qual a Petrobras vai abrir mão, é o sétimo maior do mundo, segundo o Instituto Brasileiro do Petróleo. A medida vai na contramão do que as grandes petrolíferas internacionais têm feito, apostando na diversificação de seus negócios e até mesmo comprando redes de postos de combustível no Brasil. Tanto especialistas como o mercado reagiram mal à notícia.

 

 

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, as ações preferenciais da companhia iniciaram o pregão desta quinta-feira, 27, em alta de 0,45%, enquanto as ordinárias avançavam 0,26%. Mas por volta das 15h, já estavam próximas da estabilidade, com leves quedas. Ao final do dia, a ação da própria distribuidora fechou em queda de 3.27%, um sinal de que o mercado espera que a Petrobras irá, como têm feito nos últimos anos, vender ativos abaixo do preço de mercado.

 

 

O jornal O Estado de S.Paulo ouviu o economista e pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos do Petróleo (Ineep), Rodrigo Leão.

“O consumo de derivados de petróleo no Brasil é atrativo. Somos um dos maiores do mundo e com grande potencial de crescimento, dada a possibilidade de inserção de um grande contingente populacional no segmento de energia. Com a abertura do mercado de abastecimento (que inclui refinarias, distribuição e logística), as majors estão atentas à distribuição brasileira, que exigem investimentos menores do que no refino”.

 

O Ineep

O Instituto de Estudos Estratégicos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep) tem uma equipe multidisciplinar de pesquisadores que acompanha as movimentações do mercado mundial de petróleo e também da Petrobras. Com um olhar diverso daquele das consultorias e dos analistas financeiros, o Ineep tem o objetivo de qualificar o debate sobre o petróleo e sobre o mercado de energia no Brasil. O site do Ineep publica regularmente artigos, livros e textos acadêmicos e de divulgação sobre a temática. Acompanhe ineep.org.br e também no Facebook.

 

 


 

 

Leia na íntegra a matéria publicada pelo Estadão: https://ineep.org.br/na-contramao-de-concorrentes-petrobras-quer-deixar-7o-maior-mercado-de-combustiveis/

Comentar