Ineep fala sobre preços do gás de cozinha para EPBR
EPBR
O coordenador técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustiveis (Ineep) Rodrigo Leão foi um dos entrevistados pela agência EPBR para a reportagem especial “Desoneração sem efeito para diesel e GLP poderia bancar vale-gás para inscritos no Bolsa Família”. Publicada dia ontem (27/07), a matéria também contou com a opinião de governadores, parlamentares, entidades empresariais e representantes do Governo Federal.
“Os R$ 3,7 bilhões dos contribuintes destinados pelo governo Bolsonaro para desonerar o diesel e o gás liquefeito de petróleo (GLP) de uso doméstico em 2021 poderiam ter bancado de duas a três recargas do gás de cozinha para as mais de 14 milhões de famílias inscritas no Bolsa Família”, informa o EPBR na matéria assinada pelos jornalistas Gustavo Gaudarde e Larissa Fafá.
A reportagem mostra que apesar da desoneração de PIS/Cofins, os preços do diesel e do GLP, o gás de cozinha, continuaram subindo. Informa ainda que a pandemia provocou uma alta significativa na demanda por GLP pelas residências, em 2020, e que os preços médios nacionais, em geral, subiram, mesmo com o recuo no valor internacional do óleo. A disparada de preços ocorreu em 2021, quando os 13 kg de GLP chegam a custar mais de R$ 100 na média de algumas regiões do país.
“Estamos falando de um setor com quase monopólios regionais. Do ponto de vista da formação de preços, não tem muito o que ser feito”, comentou Leão à EPBR, destacando para o fato de que “quando a redução de preços é muito pequena, os elos da cadeia de combustível ‘comem’ essas margens”. A falta de concorrência na distribuição e no varejo também foram apontadas como preocupantes e prejudiciais ao consumidor.
Crítico da política de preços de paridade internacional que vendo sendo praticada pela Petrobras, Leão apontou a criação de um fundo e de mecanismo de alívio das oscilações internacionais por uma banda de preço como saídas para compensar a forma atual de reajustes.
Comunicação Ineep
Comentar
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.