Grandes companhias de petróleo se preparam para perdas no segundo trimestre após vírus criar tempestade perfeita
Por Ron Bousso and Shadia Nasralla – As principais empresas de petróleo e gás dos EUA e da Europa deverão sofrer uma perda no segundo trimestre depois que os lockdowns por coronavírus destruíram a demanda de combustíveis, atingiram os preços e reduziram as margens, disseram analistas e dados da Refinitiv Eikon.
As perdas esperadas para a BP (BP.L), Chevron, Eni, Exxon Mobil, Royal Dutch Shell e Total seguem um colapso nos preços e demanda de petróleo e gás a níveis nunca vistos em décadas, criando uma tempestade perfeita para as empresas de energia que produzem, refinam, comercializam e vendem combustível.
Durante quedas de preços anteriores, os resultados dos produtores integrados de petróleo foram impulsionados pelas operações de refino cujas margens normalmente se beneficiam dos baixos preços do petróleo e fornecem um hedge interno.
Mas, como as viagens, a indústria e os negócios foram interrompidos por lockdowns, as margens de derivados de petróleo refinado, como gasolina, diesel e querosene, caíram em território negativo.
As divisões trading podem ganhar dinheiro mesmo quando os preços caem, explorando movimentos instáveis do mercado.
Os benchmarks de preço do petróleo Brent LCOc1 e US WTI CLc1 caíram cerca de um terço no acumulado do ano, caindo cerca de 66% no primeiro trimestre e saltando 81% e 92%, respectivamente, no segundo trimestre.
A unidade de marketing e midstream da Equinor (EQNR.OL), que inclui trading, foi o único departamento da empresa a obter lucro antes dos impostos no segundo trimestre, pois se encontrava no lado certo de uma estrutura íngreme de contango, com preços imediatos do petróleo mais barato que contratos de data posterior. LCOc1-LCOc7
A BP (BP.L) e a Shell já rebaixaram suas perspectivas de preço do petróleo a longo prazo, sinalizando prejuízos não monetários de US$ 13 a 17,5 bilhões e US$ 15 a 22 bilhões no segundo trimestre, respectivamente.
A Shell forneceu uma estimativa média das expectativas dos analistas de seus ganhos trimestrais ajustados, caindo para sua primeira perda de menos em US $ 674 milhões.
Shell, Eni (ENI.MI) e Total (TOTF.PA) devem apresentar um relatório em 30 de julho.
A Exxon (XOM.N) e a Chevron (CVX.N) devem reportar em 31 de julho e a BP em 4 de agosto.
Texto originalmente publicado em Reuters.
Comentar
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.