Fornecedora norueguesa cria alta tecnologia no Brasil para Shell, Petrobras e Equinor
Foto: Divulgação.
A fornecedora norueguesa Aker Solutions está desenvolvendo no Brasil uma árvore de natal molhada de baixo custo (“low cost”) para um projeto conjunto da Shell com a Petrobras. Segundo a companhia, a mesma tecnologia está sendo exportada para operações da Equinor na Noruega.
Conhecido pelo nome de “árvore de natal”, o sistema inteligente de válvulas instalado para controlar o fluxo de extração de petróleo e gás dos poços offshore desenvolvidos pela Aker Solutions no Brasil apresentam uma nova tecnologia de produção que, na prática, irão custar em média 30% mais barato que o modelo tradicional, além de permitir uma configuração personalizada ao local que será instalado. Segundo previsões da companhia, estima-se que o equipamento seja concluído em dois anos.
Uma das principais fabricantes de equipamentos da cadeia de óleo e gás no país, a Aker Solutions prevê entregar até o final do ano a centésima árvore de natal do pré-sal e a de número 300 para o offshore brasileiro. Na lista estão equipamentos destinados aos campos de Lula, Sapinhoá, Búzios e Mero 1.
Além disso, a empresa acaba de concluir a primeira entrega de equipamentos produzidos no Brasil para operações da Equinor na Noruega. O pacote inicial compreende módulos submarinos de controle (SCM) e roteadores (SRM), além de unidades de interface downhole (DIU). O contrato com a petroleira holandesa ainda prevê encomendas avaliadas em R$ 100 milhões para a fábrica da Aker em São José dos Pinhais (PR).
Criada em 2002 por meio da fusão entre uma empresa do setor marítimo (Aker Maritime) com uma empresa de óleo e gás (Kværner Oil & Gas), a Aker Solutions é fruto da política industrial adotada pela Noruega desde os anos 1970, quando o país descobriu imensas reservas de petróleo no Mar do Norte. Num primeiro momento, entre os anos 1970 e 1980, é executada uma política de conteúdo nacional que permite o desenvolvimento de competitivos fornecedores e operadores de petróleo. Num segundo momento, a partir dos anos 1990, a Noruega substitui gradualmente essa política pela promoção da internacionalização de suas empresas. Esse processo é fundamental para entender não apenas o crescimento da Aker Solutions, como sua atuação crescente em mercados estrangeiros.
No Brasil, a atuação da empresa ganha atenção sobretudo a partir de 2016, ao inaugurar um hub de inovação tecnológica no Paraná. Neste sentido, a fornecedora norueguesa tem alcançado relativo sucesso com parceiros da indústria nacional, uma vez que a produção dos módulos de sistemas de controle (SCM) atingiu nível de conteúdo local de 80% no centro de tecnologia da empresa no Paraná, que possui capacidade para produzir seis árvores de natal e seis módulos de controle por mês.
Com a mente das empresas com cadeias internacionais de valor integradas, a atuação da Aker Solutions no Brasil é um retrato de como a indústria petrolífera da Noruega tem trabalhado frente as oportunidades do pré-sal. Utilizando-se de um número cada vez maior de integração entre as diferentes empresas advindas da Europa e EUA, a atuação dessas corporações no mercado brasileiro mostram o interesse de exportar produtos e serviços para países estratégicos de forma vertical e integrada, aumentando assim as suas possibilidades de maximizar lucros e concentrar o mercado energético em torno de seus próprios players.
Comentar
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.