Energia e petrolíferas globais: transformações e crise

Este é o primeiro livro do Instituto e consolida parte das reflexões realizadas pelos pesquisadores do Ineep organizadas em seis diferentes seções: (i) a doutrina de segurança e energia dos Estados Unidos; (ii) transição e renovação global da matriz energética; (iii) os casos de corrupção nas ‘International Oil Companies’ (IOCs); (iv) o pré-sal e os interesses em jogo: realidade e desafios; (v) a (des)organização da gestão do setor petróleo: a desarticulação tecnológica, do conhecimento e da qualificação profissional e (vi) interpretação sobre a política de preço de refino da Petrobras. O espírito da construção de cada um dos textos apresentados nessas seis seções é de contribuir para o debate público, principalmente da classe trabalhadora, bem como de situar a importância estratégica do setor de energia no Brasil e no mundo com uma visão progressista e de sustentabilidade do desenvolvimento brasileiro.

Rodrigo Leão

Possui graduação em economia (2006) pelas Faculdades de Campinas e mestrado (2010) em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (DIEESE). Foi Gerente Executivo de planejamento (2015-2016) da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) e membro do Conselho de Administração da Romi (2016-2017). Atualmente é pesquisador-visitante da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

William Nozaki

Bacharel em ciências sociais (FFLCH-USP), mestre e doutorando em Desenvolvimento Econômico (IE-UNICAMP); foi pesquisador-bolsista do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas do governo federal (IPEA), nas áreas de economia internacional e economia social, foi coordenador da área de políticas para o direito à cidade na Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Atualmente é professor de ciência política e economia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde também dirige a Cátedra Celso Furtado, é coordenador do curso internacional Estado, governo e políticas públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e compõe a diretoria técnica do Instituto de Estudos Estratégicos em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (INEEP).