EIA prevê que a demanda de petróleo nos EUA permanecerá abaixo dos níveis de 2019 por vários meses

Foto: EIA.

O consumo de combustíveis líquidos nos EUA caiu em março e abril de 2020 como resultado da redução de viagens relacionadas ao COVID-19 e suas medidas de mitigação. O Energy Short-Term Energy Outlook (STEO) de julho da Administração de Informações de Energia dos EUA (EIA, em inglês) prevê que o consumo dos EUA de petróleo total e outros combustíveis líquidos continuará aumentando no segundo semestre de 2020, à medida que a atividade econômica aumentar, mas os níveis permanecerão inferiores à média de 2019 até agosto de 2021.

 

Em abril, o consumo de combustíveis líquidos nos Estados Unidos (medido pelo produto fornecido) atingiu seu nível mais baixo desde o início dos anos 80, com uma média de 14,7 milhões de barris por dia (b/d). Dados semanais mostram que o consumo de produtos petrolíferos aumentou à medida que os estados relaxaram as restrições.

Foto: EIA.

Em termos de volume, quase metade da redução no consumo de combustíveis líquidos nos EUA em 2020 veio do uso reduzido de gasolina para motores. A EIA espera que o consumo de gasolina para motores seja em média 8,3 milhões de b/d em 2020, uma queda de 1,0 milhão de b/d (10%) em relação a 2019. Na segunda metade de 2020, um aumento previsto no emprego leva a um aumento no consumo de gasolina. A EIA assume que os níveis de emprego continuarão a crescer em 2021 e o consumo de gasolina aumentará para 9,1 milhões de b/d, ou cerca de 2% a menos que a média de 2019.

 

A EIA espera que o consumo de combustível de aviação dos EUA em 2020 seja 31% menor que a média de 2019, uma mudança percentual muito maior que a gasolina (queda de 10%) e destilado (também queda de 10%). O consumo de combustível de aviação dos EUA caiu para cerca de 660.000 b/d no segundo trimestre de 2020, e a EIA espera que ele suba para 1,4 milhão de b/d no quarto trimestre deste ano. A EIA espera que o consumo de combustível de aviação continue aumentando em 2021 e em média 1,5 milhão de b/d, ou cerca de 12% abaixo da média de 2019.

 

Durante os pedidos para ficar em casa, o consumo de destilado foi relativamente menos afetado pelos esforços de mitigação do COVID-19 do que o consumo de gasolina ou combustível de aviação. O consumo destilado nos Estados Unidos é impulsionado pela atividade econômica e é mais provavelmente afetado pela desaceleração do crescimento econômico do que pelas restrições de viagens. O combustível destilado também é usado em atividades que não são diretamente afetadas por restrições, como por motores a diesel em equipamentos de construção pesada e como óleo de aquecimento – tanto para aquecimento de ambientes em edifícios quanto para aquecimento industrial.

 

Mais informações estão disponíveis no Short-Term Energy Outlook da EIA.

 

Texto originalmente publicado em U.S. Energy Information Administration (EIA).

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