Desinvestimento e Desregulação da Indústria de Óleo e Gás

Este livro consolida parte das reflexões conjunturais realizadas pelos pesquisadores do Ineep ao longo do último período, mas que trazem elementos para uma problematização mais duradoura e menos perene sobre as mudanças no setor de óleo e gás. Trata-se, portanto, de um livro que busca apontar, sobretudo, os problemas e os riscos provocados pela atual visão estratégica da Petrobras de curto prazo e pela desregulação do setor petróleo, enfatizando os descaminhos do caso brasileiro, mas apontando caminhos a partir de outras experiências internacionais.

Rodrigo Leão

Possui graduação em economia (2006) pelas Faculdades de Campinas e mestrado (2010) em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (DIEESE). Foi Gerente Executivo de planejamento (2015-2016) da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) e membro do Conselho de Administração da Romi (2016-2017). Atualmente é pesquisador-visitante da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

William Nozaki

Bacharel em ciências sociais (FFLCH-USP), mestre e doutorando em Desenvolvimento Econômico (IE-UNICAMP); foi pesquisador-bolsista do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas do governo federal (IPEA), nas áreas de economia internacional e economia social, foi coordenador da área de políticas para o direito à cidade na Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Atualmente é professor de ciência política e economia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde também dirige a Cátedra Celso Furtado, é coordenador do curso internacional Estado, governo e políticas públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e compõe a diretoria técnica do Instituto de Estudos Estratégicos em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (INEEP).