Conspiração e corrupção: uma hipótese muito provável
Jornal do Brasil
É comum falar de “teoria da conspiração”, toda vez que alguém revela ou denuncia práticas ou articulações políticas “irregulares”, ocultas do grande público, e que só são conhecidas pelos insiders, ou pelas pessoas mais bem informadas. E quase sempre que se usa esta expressão, é com o objetivo de desqualificar a denúncia que foi feita, ou a própria pessoa que tornou público o que era para ficar escondido, na sombra ou no esquecimento da história. Mas de fato, em termos mais rigorosos, não existe nenhuma “teoria da conspiração”. O que existem são “teorias do poder”, e “conspiração” é apenas uma das práticas mais comuns e necessárias de quem participa da luta política diária pelo próprio poder. Esta distinção conceitual é muito importante para quem se proponha analisar a conjuntura política nacional ou internacional, sem receio de ser acusada de “conspiracionista”. E é um ponto de partida fundamental para a pesquisa que estamos nos propondo fazer sobre qual tenha sido o verdadeiro papel do governo norte-americano no Golpe de Estado de 2015/2016, e na eleição do “capitão Bolsonaro”, em 2018. Neste caso, não há como não seguir a trilha da chamada “conspiração”, que culminou com a ruptura institucional e a mudança do governo brasileiro. E nossa hipótese preliminar é que a história desta conspiração começou na primeira década do século XXI, durante o “mandarinato” do vice-presidente americano, Dick Cheney, apesar de que ela tenha adquirido uma outra direção e velocidade a partir da posse de Donald Trump, e da formulação da sua nova “estratégia de segurança nacional”, em dezembro de 2017.
No início houve surpresa, mas hoje todos já entenderam que essa nova estratégia abandonou os antigos parâmetros ideológicos e morais da política externa dos Estados Unidos, de defesa da democracia, dos direitos humanos e do desenvolvimento econômico, e assumiu de forma explícita o projeto de construção de um império militar global, com a fragmentação e multiplicação dos conflitos, e a utilização de várias formas de intervenção externa, nos países que se transformam em alvos dos norte-americanos. Seja através da manipulação inconsciente dos eleitores e da vontade política dessas sociedades; seja através de novas formas “constitucionais” de golpes de Estado; seja através sanções econômicas cada vez mais extensas e letais, capazes de paralisar e destruir a economia nacional dos países atingidos; seja, finalmente, através das chamadas “guerras híbridas” que visam destruir a vontade política do adversário, utilizando-se da informação mais do que da força, das sanções mais do que dos bombardeios, e da desmoralização intelectual dos opositores mais do que da tortura.
Desse ponto de vista, é interessante acompanhar e evolução dessas propostas nos próprios documentos americanos, nos quais são definidos os objetivos estratégicos do país e as suas principais formas de ação. Assim, por exemplo, no Manual de Treinamento das Forças Especiais Americanas Preparadas para Guerras Não-Convencionais, publicado pelo Pentágono em 2010, já está dito explicitamente que “o objetivo dos EUA nesse tipo de guerra é explorar as vulnerabilidades políticas, militares, econômicas e psicológicas de potências hostis, desenvolvendo e apoiando forças internas de resistência para atingir os objetivos estratégicos dos Estados Unidos”. Com o reconhecimento de que “em um futuro não muito distante, as forças dos EUA se engajarão predominantemente em operações de guerra irregulares”.
Desestabilização de competidores
Uma orientação que foi explicitada, de maneira ainda mais clara, no documento no qual se define, pela primeira vez, a nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA do governo de Donald Trump, em dezembro de 2017. Ali se pode ler, com todas as letras, que o “combate à corrupção” deve ter lugar central na desestabilização dos governos dos países que sejam “competidores” ou “inimigos” dos Estados Unidos. Uma proposta que foi detalhada no novo documento sobre a Estratégia de Defesa Nacional dos EUA, publicado em 2018, em que se pode ler que “uma nova modalidade de conflito não armado tem tido presença cada vez mais intensa no cenário internacional, com o uso de práticas econômicas predatórias, rebeliões sociais, cyber-ataques, fake news, métodos anticorrupção”.
É importante destacar que nenhum desses documentos deixa a menor dúvida de que todas estas novas formas de “guerra não convencional” devem ser utilizadas – prioritariamente – contra os Estados e as empresas que desafiem ou ameacem os objetivos estratégicos dos EUA.
Agora bem, neste ponto da nossa pesquisa, cabe formular a pergunta fundamental: quando foi – na história recente – que o Brasil entrou no radar dessas novas normas de segurança e defesa dos EUA? E aqui não há dúvida de que cabem muitos fatos e decisões que foram tomadas pelo Brasil, sobretudo depois de 2003, como foi o caso da sua política externa soberana, da sua liderança autônoma do processo de integração sul-americano, ou mesmo, da participação no bloco econômico do BRICS, liderado pela China. Mas não há a menor dúvida de que a descoberta das reservas de petróleo do pré-sal, em 2006, foi o momento decisivo em que o Brasil mudou de posição na agenda geopolítica dos Estados Unidos. Basta ler o Blueprint for a Secure Energy Future, publicado em 2011, pelo governo de Barack Obama, para ver que naquele momento o Brasil já ocupava posição de destaque em 3 das 7 prioridades estratégicas da política energética norte-americana: (i) como uma fonte de experiência para a produção de biocombustíveis; (ii) como um parceiro fundamental para a exploração e produção de petróleo em águas profundas; (iii) como um território estratégico para a prospecção de Atlântico Sul.
Proteção de produtores locais
A partir daí, não é difícil de rastrear e conectar alguns acontecimentos, sobretudo a partir do momento em que o governo brasileiro promulgou – em 2003 – sua nova política de proteção dos produtores nacionais de equipamentos, com relação aos antigos fornecedores estrangeiros da Petrobras, como era o caso, por exemplo, da empresa norteamericana Halliburton, a maior empresa mundial em serviços em campos de petróleo , e uma das principais fornecedores internacionais das sondas e plataformas marítimas, e que havia sido dirigida, até o anos 2000, pelo mesmo Dick Cheney que viria a ser o vice-presidente mais poderoso da história dos Estados Unidos, entre 2001 e 2009. A Odebrecht, a OAS e outras grandes empresas brasileiras entram nessa história, a partir de 2003, exatamente no lugar dessas grandes fornecedoras internacionais que perderam seu lugar no mercado brasileiro. Cabendo lembrar aqui o início da complexa negociação entre a Halliburton e a Petrobrás, em torno à compra e entrega das plataformas P 43 e P 48, envolvendo 2,5 bilhões de dólares, começou na gestão de Dick Cheney e se estendeu até 2003/4, com a participação do Gerente de Serviços da Petrobrás, na época, Pedro José Barusco, que depois se transformaria depois no primeiro delator conhecido da Operação Lava-Jato.
Nesse ponto, aliás, seria sempre muito bom lembrar a famosa tese de Fernand Braudel, o maior historiador econômico do século XX, de que “o capitalismo é o antimercado”, ou seja, um sistema econômico que acumula riqueza através da conquista e preservação de monopólios, utilizando-se de todo e qualquer meio que esteja ao seu alcance. Ou ainda, traduzindo em miúdos o argumento de Braudel: o capitalismo não é uma organização ética nem religiosa, e não tem nenhum compromisso com qualquer tipo de moral privada ou pública que não seja a da multiplicação dos lucros e a da expansão contínua dos seus mercados. E isto é que se pode observar, mais do que em qualquer outro lugar, no mundo selvagem da indústria mundial do petróleo, desde o início de sua exploração comercial do petróleo, desde a descoberta do seu primeiro poço pelo “coronel” E. L. Drake, na Pensilvânia, em 1859.
Agora bem, voltando ao eixo central da nossa pesquisa e do nosso argumento, é bom lembrar que este mesmo Dick Cheney que vinha do mundo do petróleo, e teve papel decisivo como vice-presidente de George W. Bush, foi quem concebeu e iniciou a chamada “guerra ao terrorismo”, conseguindo o consentimento do Congresso Americano para iniciar novas guerras, mesmo sem aprovação prévia do parlamento; e o que é mais importante, para nossos efeitos, conseguiu aprovar o direito de acesso a todas as operações financeiras do sistema bancário mundial, praticamente sem restrições, incluindo o velho segredo bancário suíço, e o sistema e pagamento europeus, o SWIFT.
Acesso a informações
Por isso, aliás, não é absurdo pensar que tenha sido por esse caminho que o Departamento de Justiça norte-americano tenha tido acesso às informações financeiras que depois foram repassadas às autoridades locais dos países que os Estados Unidos se propuseram a desestabilizar com campanhas seletivas “contra a corrupção”. No caso brasileiro, pelo menos, foi depois desses acontecimentos que ocorreu o assalto e o furto de informações geológicas sigilosas e estratégicas da Petrobras, no ano de 2008, exatamente dois anos depois da descoberta das reservas petrolíferas do pré-sal brasileiro, no mesmo ano em que os EUA reativaram sua IV Frota Naval de monitoramento do Atlântico Sul. E foi no ano seguinte, em 2009, que começou o intercâmbio entre o Departamento de Justiça dos EUA e integrantes do Judiciário, do MP e da PF brasileira para tratar de temas ligados à lavagem de dinheiro e “combate à corrupção”, num encontro que resultou na iniciativa de cooperação denominada Bridge Project, da qual participou o então juiz Sérgio Moro.
Mais à frente, em 2010, a Chevron negociou sigilosamente, com um dos candidatos à eleição presidencial brasileira, mudanças no marco regulatório do pré-sal, numa “conspiração” que veio à tona com os vazamentos da Wikileaks, e que acabou se transformando num projeto apresentado e aprovado pelo Senado brasileiro. E três anos depois, em 2013, soube-se que a presidência da República, ministros de Estado e dirigentes da Petrobras vinham sendo alvo, há muito tempo, de grampo e espionagem, como revelaram as denúncias de Edward Snowden. No mesmo ano em que a embaixadora dos EUA que acompanhou o golpe de Estado do Paraguai contra o presidente Fernando Lugo foi deslocada para a embaixada do Brasil. E foi exatamente depois desta mudança diplomática, no ano de 2014, que começou a Operação Lava Jato, que tomou a instigante decisão de investigar as propinas pagas aos diretores da Petrobrás, exatamente a partir de 2003, deixando fora portanto os antigos fornecedores internacionais, no momento exato em que concluíam as negociações da empresa com a Halliburton , em torno da entrega das plataformas P 43 e P48.
Se todos estes dados estiverem corretamente conectados, e nossa hipótese for verossímil, não é de estranhar que depois de cinco anos do início desta “Operação LavaJato”, os vazamentos divulgados pelo site The Intercept Brasil, dando notícias da parcialidade dos procuradores, e do principal juiz envolvido nessa operação, tenham provocado uma reação repentina e extemporânea dois principais acusados desta história que se homiziaram, praticamente, nos Estados Unidos. Provavelmente, em busca das instruções e informações que lhe permitissem sair das cordas, e voltar a fazer com seus novos acusadores o que sempre fizeram no passado, utilizando-se de informações repassadas para destruir seus adversários políticos. Entretanto, o pânico do ex-juiz e seu despreparo para enfrentar a nova situação fizeram-no comportar-se de forma atabalhoada, pedindo licença ministerial e viajando uma segunda vez para os Estados Unidos, e com isto tornou público o seu lugar na cadeia de comando de uma operação que tudo indica que possa ter sido a única operação de intervenção internacional bem-sucedida – até agora – da dupla John Bolton e Mike Pompeu, os dois “homens-bomba” que comandam a política externa do governo de Donald Trump. Uma operação tutelada pelo norte-americanos e avalizada pelos militares brasileiros.
Por isso, se nossa hipótese estiver correta, não há a menor possibilidade de que as pessoas envolvidas neste escândalo sejam denunciadas e julgadas com imparcialidade, porque todos os envolvidos sempre tiveram pleno conhecimento e sempre aprovaram as práticas ilegais do ex-juiz e de seu “procurador-assistente”, práticas que foram decisivas para a instalação do capitão Bolsonaro na Presidência da República. O único que lhes incomoda neste momento é o fato de que sua “conspiração” tenha se tornado pública, e que todos tenham entendido quem é o verdadeiro poder que está por trás dos chamados “Beatos de Curitiba”.
Artigo publicado no Jornal do Brasil.
Comentários:
-
10-50L Semi-Automatic Filling Machine
kazimierz.misiniec.pl
100-200L Semi-Automatic Filling Machine
Electric Car Conversion Kit
Reusable Shopping Bags
Non Woven Tote Bag
E Trike
Electric Suv 2022
Electric Folding Mobility Scooter
Electric Car Conversion Kit
Carry Fabric Bag
10-50L Semi-Automatic Filling Machine -
www.cafetime.co.jp
????? 16940-66-2 ?????4
??????????? ???? 94-09-7
Natural Antibacterial Fabric
Chlorine Bleach Resistance Fabric
Fireproof Cloth Material
Cotton Fabric For Protective Garments
????? 41232-97-7 ?????? ???????????????? ??????
????? 20320-59-6 ?????? ????
90*38/10*10+70d Cotton/Elastane
?????? ???? 5449-12-7
http://www.cafetime.co.jp -
Chip Resistor RMP2
RMC Thick Film Chip Resistors
SMF Power Metal Film Chip Resistors
Escalator Comb Horizontal Brush Holders
Ps4 Mic
Condenser Mic For Vocals
Escalator Handrail Replacement
Escalator Comb Plate Brush Replacement
Chip Resistor CS
MM Metal Film Melf Resistors
http://www.abilitytrainer.cloud
Chip Resistor RMP2 -
Custom Fx Contact Lenses
Contact Lenses Halloween Cheap
http://www.fhbr.web1106.kinghost.net
Blue Cosmetic Contact Lenses
DTPMPA
Diethylene Triamine Penta
Contact Lens Box Case Set
Custom Halloween Contact Lenses
Methylene Phosphonic Acid
MA/AA Cas No. 29132-58-9
Diethylene Triamine Penta (Methylene Phosphonic) Acid
Custom Fx Contact Lenses -
Low-Cost PFC Boost Power Supply Chip
AC220V to 5V Non-isolated Step-Down BUCK Chip
KP11511SPA
Epon Onu/Olt
Small Ethernet Switch
Simplified 5V Auxiliary Power Supply Circuit
Non-isolated BUCK Chip
Sfp Pon Transceiver
Sfp+ Transceiver
http://www.mxixray.com
Epon Onu/Olt
Low-Cost PFC Boost Power Supply Chip -
1U Rackmount Industrial Ethernet Switch
???????? ???? ????????? ?????? ????? ???? ???????? ???????? ????????????? ?? ?????? ??????????
Managed Fiber Switch
Wireless Poe Switch
???????? ???? ????????? ?????? ????? ?? ???????? ?????????
Ups Poe Switch
Switch Xg 6 Poe
???????? ????????? ?????????? ????????
????????????????? ??????? ???? ????????? ?????? ?? ??????????????? ????????
???????? ???? ????????? ?????? ????? ??? ????????
1U Rackmount Industrial Ethernet Switch -
2-10 Garden tools
Razor Wires
http://www.jdsd.co.jp
Steel Sign Post
Tour Coach Auto
Motorcoach
Sleeper coach
Men's Beige Cotton Hoodie – Oversized Streetwear Pullover With Pocket
Tour Coaches
For Custom Branding
UL1007 PVC Wire
Navy Blue Hoodie Men's – Heavyweight Streetwear Pullover Sweatshirt
11.Wire Series
Garden Gate
Thick And Soft Material
Heavyweight Men's Hoodie
2-10 Garden tools -
Xlpe Tinned Alloy Pv Cable
2d Game Art
Ul 4703 12 Awg Pv Cable
Solar Cable Pv1-F 1*4.0mm
Men's Black Hoodie 2024 Streetwear With White Piping Design Heavyweight Pullover Cotton Hooded Sweatshirt Casual Men's Top
http://www.fpmontserratroig.cat
Men's Hooded Sweatshirt 2024 Casual Blue Pullover Heavyweight Hoodie With Pockets Streetwear Essential Cotton Blend
Movie Art
Max Model
Men's Crewneck Sweatshirt Casual Brown Pullover Heavyweight Winter Clothes Cotton Blend Plain Hoodies 2024
Custom Mens Oversize T-shirt Men's Classic Black Tee Soft Cotton Comfort Versatile Style Regular Fit Durable Casual T-shirt
Unity Games
Beige Oversized Hoodie Men's 2024 Cotton Heavyweight Pullover Streetwear Fashion Casual Sweatshirt Essential Comfort Fit Top
Mobile Game Art Outsourcing
Solar Cable Pv1-F 1*1.5mm
En 50618 Single Core Solar Pv Cable
Xlpe Tinned Alloy Pv Cable -
11m Coaches
zubrzyca-gorna.misiniec.pl
7.2m Bus
6m Bus
Manufacturer Wholesale Summer Design Slim Fit Customized Logo Green Yellow Plain Blank O-neck Women Tshirt
12m Coaches
China Wholesale Round Neck Summer Cotton Women Tshirt Blank Multi Color Casual Fashion T Shirt For Women
Trendy Multi-color Hoodie And Joggers Set For Women Casual Cotton Streetwear Sweatshirt Women's Fashion
Bottle Shelf Pusher
Auto Driving Coaches
Casual Cotton Fleece Hoodie And Joggers Set For Women Winter Hoodie Sets Comfortable Loungewear Pink Grey
Shelf Dividers
Metal Sign Board
Metal Display Cabinet
Shelf Pusher Tray
Customizable Plain White T-shirt 100% Cotton Women's Basic Round-neck Tee Perfect For Printing Bulk Orders Welcome
11m Coaches -
Wholesale Bulk T-shirts Relaxed Fit T-shirt For Men Premium Cotton Oversized Shirt High Quality Solid Color
4.3 inch 480*272 TN TFT LCD module
Power Feed Drilling Machine
Summer Baby Tee Crop Tops Tee Shirt Sexy Shirt Woman Cotton High Quality T-shirt With Logo Printed
Router Table Feeder
3.5 inch 320*240 TN TFT LCD module
http://www.terapiasinfronteras.com
Itech Power Feed
Tan Oversized Hoodie For Men – Heavyweight Cotton Sweatshirt
320*240 RGB 54 Pin
Wholesale Women High Quality Letter Luxury Clothes Women New Arrival 2022 Short Sleeve T Shirts
Itech Power Feed
Wholesale Women Custom Logo Print Shirt In Stock Crop Top Women Breathable T-shirt Custom Crop Tops
240*320 SPI/MCU/RGB ILI9341V 50 Pin
Wood Power Feeder
3.5 Inch TN TFT LCD Display
Wholesale Bulk T-shirts Relaxed Fit T-shirt For Men Premium Cotton Oversized Shirt High Quality Solid Color -
Custom Fashion Simple Women Over Size Hoodies Emboss Long Sleeve Pastel Colors Sport Sweatshirt Hoodies
Nickel Titanium Alloy Powder
Wholesale Custom Logo High Quality Women Black Hoodies Fleece Streetwear Casual Letter Print Hoodies
Coach car
Fev
Soft Cotton Basic Hoodie – Durable Unisex Design For Custom Embroidery
long distance Coach Auto
Coach motor
Casual Sporty Hooded Tops Plus Size Pullover Hoodie Zipper Sweatshirt Clothing Sustainable Hoodies For Women
Customized High Quality Unique Design Hoodies Oversized Cut Crop Top Urban Sustainable Hoodie For Woman
Circuit Board Indicator
Odm Metal
long distance Coaches
High-tech Coach Auto
http://www.sportedzoitanfolyam.hu
L-7104SURCK
Custom Fashion Simple Women Over Size Hoodies Emboss Long Sleeve Pastel Colors Sport Sweatshirt Hoodies -
army uniforms
Women's Neon Graphic Black Hoodie And Joggers Set Streetwear Fashion Oversized Comfortable Athleisure Two Piece
EPDM Rubber Sealant For Automobile Lighting Fixtures
Women's Beige Zip Up Hoodie Soft French Terry Oversized Sweatshirt Casual Street Style Loungewear With Pockets
army dress uniforms
Women's Pink Hoodie And Jogger Set Casual Oversized Fleece Two Piece Winter Loungewear Tracksuit Comfortable Fit
camouflage print
Black Rubber Covers For Automotive Lamps
german army camo
navy fabric
Black EPDM Gasket Sealer For Auto Lamps
Automotive Lamp Gasket Sealer With EPDM Rubber
support.xortec.de
Women's White Hoodie And Jogger Set Casual Cotton Two Piece Loungewear High Quality Oversized Comfort Tracksuit
Black Automotive Lamp Gasket Sealer Made With EPDM Rubber
Custom Design Zip Up Hoodie Set For Women In Black And White Oversized Comfortable Casual Sweatshirt With Pockets
army uniforms -
Train Rides
idearico.com
Galvanized Steel Cleaning Scourer
Used Roller Coasters
Faded Denim Hoodie For Street Style Distressed Detail Heavyweight Distressed Denim Hoodies
Your Logo Here: Custom Hoodie Collection In Variety Of Colors Heavy Cotton Pullovers For Streetwear
Kitchen Galvanized Mesh Scrubber
Used Ferris Wheels
Short Sleeves Suitable For Casual And Semi-formal Occasionseasy To Customize Polo Tshirt Custom Color
Kitchen Galvanized Mesh Scrubber Pad
Pirate Ship Rides
Men's Brown Cotton Hoodie With Logo Placement Option Streetwear Essential Pullover For Custom Design
Galvanized Steel Wool Scouring Balls
Amusement Park Ride
Casual Women's Beige Sweatsuit Set Soft Cotton High Quality Comfortable Hoodie And Joggers Women's Loungewear Tracksuit
Galvanized Steel Pot Scrubbers
Train Rides -
HDPE Continuous Carat Pipe Production Machine
Plastic Steel Winding Pipe Equipment
HDPE Sprial Winding Chemical Storage Tank Machine
Nitrocellulose Solution For Leather Coatings
Nitro Methyl Benzoate
Fashionable Men's Camouflage Hoodie Zipper Pocket Streetwear Sweatshirt High Quality Cotton Hoodies Men Clothing Essentials
Nac Ethyl Ester
China Factory Summer New Design Bow Drawstring Short Sleeves Orange Green Fashion Sexy Top Women T-shirt
Wholesale Summer New Design Y2k Streetwear Multi-colored Striped Short Sleeve Casual Fashion Women T Shirt
Large Diameter Krah Pipes Machine Line
Butyl Cellulose
4000mm Hollow Pipe Machine
Red Hoodie For Women With Custom Logo Embroidery Soft Fleece Pullover Winter Clothes Vintage Streetwear Fashion
Essential Black Cotton Tshirt Oversized Comfort Fit Streetwear Basic High-quality Blank Tee For Custom Graphics
http://www.gazete1453.com.tr
Nitrocellulose Viscosity
HDPE Continuous Carat Pipe Production Machine -
Premium Cotton Men's Polo Shirt New Summer Fashion Custom Logo Men Work Clothes Men's Short-sleeved Shirt
Perfect For Casual And Semi-formal Occasions Classic Men's Polo T-shirts High-quality Fabric
Dimmable Night Light
Childs Night Light
Design Eco Non-woven Promotion Grocery Tote
Non Woven Tote Bags
Durable And Comfortable Knit Custom T Shirts For Men Cotton Polo Shirts Custom Logo Cotton Mens Polo
Red Women's Polo Shirt Custom Logo Golf Tennis Top Short Sleeve Professional Clothing
duhockorea.net
Custom Logo Striped Polo Shirt Women's Golf Tennis Polyester Top Short Sleeve Quick Dry
Reusable Shopping Bags
Small Touch Bedside Lamps
Sensor Night Light
Space Night Light
Shopping Bags
Non Woven Tote Bag
Premium Cotton Men's Polo Shirt New Summer Fashion Custom Logo Men Work Clothes Men's Short-sleeved Shirt
Comentar
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
jipedrf
Conspiração e corrupção: uma hipótese muito provável – Ineep | Artigos
[url=http://www.gz1099lk05lnu846jb2vw965j828gqhys.org/]ujipedrf[/url]
ajipedrf
jipedrf http://www.gz1099lk05lnu846jb2vw965j828gqhys.org/