China pretende aumentar sua produção de petróleo e gás em 2020

Oilprice.com

Foto: Jonhannes Eisele / AFP/ Getty Images.

Por Tsvetana Paraskova – A China procura aumentar sua produção de petróleo bruto em 1%, para 3,85 milhões de barris por dia (bpd), e a produção de gás natural em 4,3% este ano, como mostrou o plano de produção anual da Administração Nacional de Energia (NEA), conforme divulgado pela Reuters.

 

A fim de aumentar sua produção doméstica de petróleo e gás, uma vez que as importações de ambas as mercadorias representam a maior parte de seu suprimento, a China intensificará os esforços para desenvolver áreas ricas em petróleo e gás na Baía de Bohai, na costa norte da China, na província de Sichuan, na bacia de Erdos e na região oeste de Xinjiang.

 

A China também terá como objetivo ter cerca de 900 gigawatts (GW) de capacidade instalada de geração de energia de combustíveis não fósseis em 2020, acima dos 820 GW no final de 2019, e reduzir a participação de carvão em seu mix de energia primária para 57,5%, de 57,7% no ano passado, de acordo com o plano.

 

No ano passado, a produção de petróleo bruto da China aumentou pela primeira vez em quatro anos depois que o governo começou a instar as principais empresas estatais a impulsionar o desenvolvimento e a produção de recursos locais para aumentar a segurança energética do principal importador de petróleo do mundo.

 

De acordo com dados do Bureau Nacional de Estatísticas da China citados pela Caixin Global, a produção doméstica de petróleo bruto da China aumentou 0,8% ano a ano em 2019 – um pequeno aumento, mas o primeiro aumento anual da produção desde 2015.

 

Ao mesmo tempo, o aumento da capacidade das refinarias, o preenchimento estratégico de estoques e a produção doméstica quase plana resultaram na China importando volumes recordes de petróleo bruto no ano passado, uma média de 10,1 milhões de bpd, um aumento de 900.000 bpd em relação à média de 2018.

 

O crescimento na produção de gás natural da China acelerou em 2019 a partir de 2018. No ano passado, a produção de gás natural da China aumentou 11,5% no ano, em comparação com o crescimento anual de 7,5% em 2018, mostraram dados oficiais divulgados pela agência de notícias Xinhua.

 

Entre janeiro e maio deste ano, a produção de petróleo bruto da China aumentou 1,9% ano a ano, enquanto a produção só em maio aumentou 1,3%, mostraram dados oficiais do governo.

 

Texto originalmente publicado em Oilprice.com.

Comentar