Aramco suspende investimento na refinaria chinesa devido aos baixos preços do petróleo

Foto: REUTERS -Hamad I Mohammed

Por Tsvetana Paraskova – A Saudi Aramco está suspendendo seu investimento em uma joint venture que desenvolve uma refinaria e complexo petroquímico de US $ 10 bilhões na China em meio a cortes de investimentos, informou a Bloomberg na sexta-feira, citando pessoas com conhecimento dos planos.

 

Os chineses darão continuidade ao projeto, enquanto a joint venture – da qual a Saudi Aramco detém 35 por cento – permanece uma opção para o futuro, segundo fontes da Bloomberg.

 

Em fevereiro de 2019, a Saudi Aramco assinou um acordo para formar a maior joint venture chinesa-estrangeira com a NORINCO e a Panjin Sincen para desenvolver um complexo petroquímico e de refino totalmente integrado na China. O complexo de US $ 10 bilhões terá uma refinaria de 300.000 bpd com um cracker de etileno de 1,5 milhão de toneladas métricas por ano (mmtpa) e uma unidade de paraxileno de 1,3 mmtpa. De acordo com os termos do acordo, a Saudi Aramco deveria fornecer até 70 por cento da matéria-prima bruta para o complexo, que deveria iniciar as operações em 2024.

 

No ano passado, a Saudi Aramco assinou vários acordos desse tipo para garantir a demanda futura pelo petróleo do Reino.

 

Este ano, porém, a queda do preço e da demanda do petróleo derrubou todos os planos das grandes companhias petrolíferas, incluindo as da Saudi Aramco, cujas receitas, lucros e fluxos de caixa caíram com a queda dos preços.

 

No segundo trimestre, a Aramco recalibrou o capex e otimizou as operações ao reportar uma queda nos lucros. A petroleira, no entanto, prometeu seguir seu plano de distribuir dividendos de US $ 18,75 bilhões no segundo trimestre, apesar de ter sofrido um forte golpe em seus lucros.

 

A Aramco orientou a divulgação dos resultados do segundo trimestre para investimentos na extremidade inferior da faixa de US $ 25 bilhões a US $ 30 bilhões para 2020.

 

Na semana passada, o Financial Times relatou que a Aramco estava considerando cortes adicionais em seu capex para poder pagar seus enormes dividendos.

 

Se os preços do petróleo continuarem nos níveis atuais em torno de US $ 45 o barril de petróleo Brent, a Aramco terá como meta um investimento entre US $ 20 bilhões e US $ 25 bilhões entre 2021 e 2023, de acordo com fontes da FT.

 

Texto originalmente publicado em Oilprice.com

Comentar