A Petrobras do Brasil reinicia comércio com grandes comerciantes de petróleo

Foto: Oilprice.

Por Tsvetana Paraskova – A Petrobras está retomando o comércio de petróleo com as principais corretoras de commodities Vitol, Trafigura e Glencore, depois de quase dois anos de suspensão em meio a uma investigação de suborno nos gigantes do comércio de petróleo, disse a estatal brasileira à Reuters na noite de segunda-feira .

 

Em dezembro de 2018, as autoridades brasileiras abriram uma investigação sobre Vitol, Trafigura e Glencore sobre suposto suborno no qual os comerciantes teriam pagado subornos de pelo menos US $ 31 milhões a insiders, comerciantes e funcionários da Petrobras em troca de negócios de petróleo.

 

Logo depois que a investigação foi anunciada, a Petrobras disse que estava suspendendo o comércio de petróleo e combustível com os três principais comerciantes de commodities.

 

No âmbito da chamada investigação Operação Lava Jato, o grande escândalo que abalou a Petrobras na última meia década, as autoridades suíças vasculharam os escritórios da Vitol e da Trafigura em Genebra em novembro de 2019, no âmbito da investigação que alega que a alta direção dos comerciantes de petróleo estavam cientes do esquema.

 

As empresas de comércio de petróleo sempre disseram que têm “tolerância zero” em relação à corrupção e ao suborno e estão cooperando com as autoridades.

 

Quase dois anos depois que a Petrobras suspendeu o comércio de petróleo e combustível com três dos maiores negociantes de commodities do mundo, a empresa brasileira está agora retomando negócios com Vitol, Trafigura e Glencore após impulsionar seus procedimentos de conformidade, instituindo ‘conheça seu cliente’ devido diligência e tendo verificações de integridade realizadas em seus comerciantes, a Petrobras disse à Reuters em um comunicado.

 

“Após um período de suspensão temporária com as empresas citadas, a empresa reiniciou os negócios após adotar e aperfeiçoar uma série de medidas específicas que visam trazer mais segurança à relação comercial”, afirmou a Petrobras.

 

A suspensão temporária das negociações com os comerciantes de petróleo foi levantada há cerca de três meses, disse uma fonte com conhecimento do assunto à Reuters.

 

O escândalo da Operação Lava Jato foi o maior da história do Brasil e levou ao impeachment da presidente Dilma Rousseff e à prisão de executivos de alto escalão de diversos setores.

 

Texto originalmente publicado em Oilprice.com

Comentar