A Economia Política dos Hidrocarbonetos entre a Pandemia e a Transição Energética

No último período assistimos a turbulências de proporções estruturais nos setores de energia e de petróleo e gás. De um lado, as restrições impostas pela pandemia impactaram a demanda e a oferta de hidrocarbonetos. O preço do petróleo experimentou a sua maior queda histórica, afetado pelo cenário da Covid-19 e por questões geopolíticas e financeiras, voltando a subir impulsionado pelas vacinas e por expectativas de recuperação que sinalizam um novo ciclo de alta das commodities.

Por outro lado, a presença do ativismo verde de baixo carbono em fundos soberanos e investidores institucionais têm intensificado pressões para o aprofundamento do debate da transição energética.

Do ponto de vista macroeconômico, ganham destaque projetos de energias limpas e renováveis nos novos planos industriais dos Estados Unidos da América (EUA), China e União Europeia. Na perspectiva microeconômica avança a agenda empresarial do Environmental, Social and Governance (ESG).

Diante deste cenário, este livro consolida parte das reflexões realizadas pelos pesquisadores do Ineep.

William Nozaki

Bacharel em ciências sociais (FFLCH-USP), mestre e doutorando em Desenvolvimento Econômico (IE-UNICAMP); foi pesquisador-bolsista do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas do governo federal (IPEA), nas áreas de economia internacional e economia social, foi coordenador da área de políticas para o direito à cidade na Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Atualmente é professor de ciência política e economia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde também dirige a Cátedra Celso Furtado, e compõe a diretoria técnica do Instituto de Estudos Estratégicos em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (INEEP).

Isadora Coutinho

Possui graduação em Relações Internacionais (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em Estudos Estratégicos Internacionais (2017) pela mesma universidade.(UFBA).

Rafael da Costa

Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, é pesquisador visitante da UFBA e atualmente trabalha em pesquisas pela FESPSP.FBA).