Transição Energética: geopolítica, corporações, finanças e trabalho

O sistema energético global tem passado por profundas transformações marcadas pela substituição da matriz energética baseada em combustíveis fósseis, por fontes de energia renovável. Esse processo, denominado “transição energética”, envolve não apenas a geração de energia, mas também a busca por maior eficiência energética, transformação das redes de distribuição e da infraestrutura, desenvolvimento de soluções de armazenamento de energia, além de mudanças na organização produtiva de diversos setores e atividades com impactos diretos nos trabalhadores.

É com base nesses entendimentos que o Ineep, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert Siftung (FES), apresenta esse livro que consolida em seis capítulos grande parte das reflexões feitas pela equipe do Instituto e seus parceiros ao longo de sua trajetória.

Ademais, a obra busca contribuir e subsidiar o debate sobre o tema da transição energética justa no Brasil, em especial, no movimento sindical nacional.

Capa do livro "Transição Energética: geopolítica, corporações, finanças e trabalho".
Imagem de Mahatma Ramos dos Santos, diretor técnico do Ineep.

Mahatma Ramos

Possui graduação em Ciências Sociais (2010) pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Atualmente, é doutorando em Sociologia e Antropologia pela mesma universidade e diretor técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep). Desenvolve pesquisas na área de Sociologia do Trabalho e Sociologia Econômica, com ênfase nos seguintes temas: salários, sindicalismo, ação coletiva, políticas públicas, mercado de trabalho e desigualdade social.

Imagem de Ticiana Alvares, diretora técnica do Ineep.

Ticiana Alvares

Possui graduação em Ciências Econômicas (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É especialista em Estudos Estratégicos Internacionais Contemporâneos (2017) pelo PPGEEI-UFRGS. Foi assessora técnica do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento da Amazônia Legal e coordenadora do Plano de Recuperação Verde da Amazônia Legal – PRV (2021-2023). Coordenou a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (2017), foi Chefe de Gabinete da Deputada Manuela DAvila (2015-2016), coordenou a área de educação e políticas públicas para juventude no mandato da deputada Federal Manuela DAvila (2010-2014). Atualmente, é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI/UFRJ) e diretora técnica do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).

Imagem de Rodrigo Leão, ex-diretor técnico do Ineep.

Rodrigo Leão

Possui graduação em economia (2006) pelas Faculdades de Campinas e mestrado (2010) em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (DIEESE). Foi Gerente Executivo de planejamento (2015-2016) da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) e membro do Conselho de Administração da Romi (2016-2017). E foi diretor técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep). Atualmente, está na Petrobras.

Isadora Coutinho

Possui graduação em Relações Internacionais (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em Estudos Estratégicos Internacionais (2017) pela mesma universidade. Atualmente, é pesquisadora do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).