A Economia Política do Petróleo no Brasil: a dinâmica de interação entre Estado e Mercado no caso da Petrobras [1974-2014]

William Nozaki
Pesquisador responsável

Objetivo: O objetivo da presente pesquisa é realizar a reconstrução do papel da Petrobras no desenvolvimento capitalista brasileiro entre 1974 e 2014. A periodização se justifica por uma pluralidade de fatores relacionados à história econômica do país, à história setorial da cadeia produtiva de óleo e gás e à história empresarial da companhia. Nosso ponto de partida será o ano de 1974, nesse período a economia internacional experimenta as consequências da crise do petróleo e começa a gestar as causas que darão origem à financeirização global, nesse mesmo momento a economia nacional é marcada pelo II PND e pelo último fôlego das estratégias desenvolvimentistas clássicas, além disso trata-se do momento da descoberta da Bacia de Campos, episódio fundamental para as operações offshore de exploração e produção de petróleo no país. Nossa linha de chegada será o ano de 2014, nesse período a economia internacional ainda apresenta os reveses da crise financeira internacional e do fim do ciclo de boom das commodities, nesse mesmo período a economia nacional passa por uma de suas maiores crises econômica e política e, por motivos endógenos e exógenos, a Petrobras altera sua estratégia de expansão reabrindo os debates sobre os marcos regulatórios da exploração de petróleo nas águas profundas do pré-sal, episódio decisivo para a ressignificação do papel da empresa nesse início de século XXI. No entremeio entre uma ponta e outra, o que se observa é um movimento pendular entre uma visão de desenvolvimento baseada no ativismo do Estado e outra baseada na suposta crença do livre-mercado. Aliás, não poderia ser diferente, as sucessivas gestões da Petrobras conformam um espaço privilegiado para se observar as disputas e tensões entre projetos de desenvolvimento nacional que se apresentaram para o país como um todo ao longo desse intervalo.

Informações Contato

  • Av. Rio Branco, 133, 21º andar,
    Centro - CEP: 20040-006
  • (21) 3852 5002 ramal 214

Contato

Topo
We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…